Em 2008, quando a abolição da escravatura completa 120 anos, a população negra ultrapassará a branca. A partir de 2010, mais de 50% dos brasileiros serão negros e pardos. O fim da desigualdade racial já tem data marcada. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as diferenças acabarão em 50 anos! Entre as minimizadas com o tempo está a remuneração.
Hoje, a de negros fica em R$ 558,24 e a de brancos, em $ 1.087. Enquanto algumas devem ocorrer naturalmente, outras tentam ser provocadas, como o sistema de cotas em universidades. Mas o projeto tem dado o que falar... Recentemente, grupos se manifestaram a favor e contra a medida. E você: concorda com essa idéia? É contra ou a favor o sistema de cotas?
deisy_maluk14@hotmail.com::Daisy::não, pois as pessoas devem entrar em uma faculdade pelo seu conhecimento, e não pela sua cor ou navionalidade. Esse sistema de cotas vai totalmente contra o direito de "igualdade e liberdade a todos"
Comentado por:
16/08/2008 - 11:19
wagner.tal.q@hotmail.com::wagner sampaio freitas::sou completamente contra,deve ser de igual para igual,para que todos possam entender que, nem sempre nas universidades o número de negros é por ter sido limitado,más sim por falta de interesse por parte dos mesmos pelo estudo,gerando uma falsa impressão de preconceito,embora no brasil existe ainda muitas pessoas desse tipo,que não consegue enxergar que,sua vida poderia ser salva por pessoas de pele escura,seja em doação de sangue,medula ou de órgaõs.quando essas pessoas se consciêntisarem disso,talvez teremos um mundo um pouco melhor.
Comentado por:
29/06/2008 - 13:33
regreyes@hotmail.com::Regina Reyes::NÃO , nada de cotas TODOS tem direitos , negros, indios, orientais e ocidentais ..nada de cotas e o que vale são os direitos do ser humano ..todos são ..cada um com a sua capacidade e chega lá!
Comentado por:
26/06/2008 - 15:35
Gedizinho@yahoo.com.br::Aldo Gouvea Bragança::Não. Se observarmos a formação do povo brasileiro, veremos que os a raça negra e indigena está profundamente misturada com europeus e outros, não é possivel ter uma definição de quem é negro, nem tecnicamente é possivel, não há diferençãs entre o DNA de um negro e um branco. Temos dois pais, quanto avós, oito bisavós, dezesseis tataravós...apesar de termos apenas dois ou três sobrenomes como referencia, não é possivel saber com certeza se temos ou não descendencia negra ou indigena.by
Comentado por:
26/06/2008 - 01:04
pccost@oi.com.br::pccost@oi.com.br::não e acho um absurdo esse tipo de constrangimento para nós negros ter que existir cotas para engressar em alguma faculdade, iso é uma ignorância por parte de pessoas que se dizem muito inteligentes.
Comentado por:
30/05/2008 - 13:49
flaviacbt@hotmail.com::flavia cristina::Acho que do mesmo jeito que um branco pode estudar,fazer um preparatório, o negro também pode. por que cotas??exista algo que diz que o negro não tem capacidade de estudar e passar em um vestibular??eles mesmos reverenciam o preconceito,se menosprezam ese acham incapazes.
Comentado por:
28/05/2008 - 20:40
karen.bestgirl@gmail.com::karen regina::Sou totalmente contra. Por quê um negro precisa de cota para ingressar na universiodade? Será que ele nâo tem capacidade de entrar sem as cotas? Essa é aimpressão que passa... Infelizmente esse sistema só serve para aumentar mais a discriminação.
Comentado por:
27/05/2008 - 13:12
aneyvieira@hotmail.com::aney::acho um absurdo esse sistema. conheço negros ricos e brancos pobres, isso não tem nada à ver. Se é pra ter algum sistema que seja por renda e não por cor, seria bem mais justo.
Comentado por:
27/05/2008 - 10:26
chrisleite2002@gmail.com::Christina Leite::Sou contra. As cotas além de serem uma forma preconceituosa é injusta, pois não há apenas negros pobres. O que realmente funciona é ensino de qualidade para todos e não soluções demagógicas e oportunistas.
Comentado por:
26/05/2008 - 16:29
petola.pereira@bol.com.br::Pétola Pereira::bem,eu acho que todo ser humano é igual em termos de cor,sexo,religão,etc ou seja ninguém é melhor que o outro,mas infelizmente o preconceito existe só não é muito mostrado aqui no brasil.acho que este sistema de cotas procura ajudar os negros menos favorecidos,pois poucos conseguem ingressar na universidade.mas o certo seria melhorar a educação de nossas escolas e cada um de nós se conscientizar que somos iguais e que todos nós merecemos ter oportunidades e bucar pela felicidade que queremos...
Comentado por:
26/05/2008 - 10:52
Je_fofix@hotmail.com::Jéssica::eu acho esse sistema de cotas o CÚMULO! não é porque eu sou branca ou negra que sou mais ou menos inteligente!essa discriminação tem que ter fim! ABAIXO O SISTEMA DE COTAS!
Comentado por:
25/05/2008 - 20:15
madalena_matsunobu@yahoo.com.br::madalena::Sou contra esse sistema preconceituoso,que avalia as pessoas pela cor da pele. Eu conheço pessoas paupérrimas de pele branca e pessoas que vivem muito bem financeiramente e que são de pele escura.Acho que as oportunidades devem ser dadas as pessoas que comprovem que são carentes financeiramentes,e não pela cor da pele. Um bom exemplo é o PROUNI que dar chance a uma determinada clase social que estudam em escolas publicas e que estejam dentro de uma renda percapta condizente com a situação da pobresa de nosso País.>
Comentado por:
23/05/2008 - 18:31
serwula@hotmail.com::Dyanna::SEMPRE FUI CONTRA A QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO, E ESSE NEGOCIO DE COTAS E MAIS TIPO DE PRECONCEITO. NAO IMPORTA A COR QUE FOR, O QUE IMPORTA 'E A CAPACIDADE QUE CADA UM TEM.TEM TANTOS NEGROS, PARDOS, MULATOS, MELHORES QUE BRANCO; ENTAO PRA QUE FAZER ESSA SEPARACAO. TODOS DEVEM CONCORRER AO MESMO NIVEL, SEM SEPACAO DE RACA. SE EU FOSSE NEGRA, SENTIRIA-ME DISCRIMINADA EM NAO CONCORRER DE IGUAL PRA IGUAL COM TODOS.POIS, NINGUEM 'E MELHOR QUE NINGUEM, E NAO 'E UMA COR DE PELE QUE DIFERENCIA-RA QUEM SERA MAIS OU MENOS CAPACITADO.
Comentado por:
23/05/2008 - 14:40
ppfernanda@hotmail.com::Paola Carvalho::Sou completamente contra, dar cotas ja é uma forma de preconceito,porque eu como branca, ja me sinto discriminada.A força de vontade vai alem das cores de pele,quem quer ir longe, ira...nao acho justo uma pessoa estudar tanto e se dedicar para um objtivo e na frente ser barrada porque a preferencia é do negro. Amo a raça negra, assim como amo todas as raças humanas, todos são importantes, o que vale mesmo, é a força de vontade.E sinceramente, se fosse negra, me sentiria ridicularizada, eles nao tem competencia para serem allguem sem precisarem de cotas?
Comentado por:
22/05/2008 - 19:45