A criação do projeto Bolsa da Vida, apelidado erroneamente por diversos jornais de "Bolsa-Estupro", tem causado polêmia.
É que essa proposta, que já está em tramitação no Congresso, propõe oferecer um salário mínimo por mês a cada mulher vítima de um estupro que engravidar e levar a gestação adiante.
Você teria um filho nessas condições?
NÃO TEM ::LETICIA::EU JAMAIS TERIA SE EU FOSSE ESTRUPADA.PORQUE EU COM CERTEZA IA FICAR TAUMATIZADO POR UM BOM TEMPO,E OUTRA SE EU TIVESSE O FILHO E DEPOIS ELE PERGUNTASE QUEM ERA O PAI?EU IA DIZER EU EU TINHA SIDO ESTRUPADA?JAMAIS EU CONCERTEZA IRIA FAZER O ABORTO.SEI QUE EU ESTARIA TIRANDO UMA VIDA DE UM SER INOSCENTE MAIS SERIA BEM NOGENTO TER UM FILHO DE UM DESGRAÇADO DESSES MANÍACOS DO PARQUE...UNS CARAS DESSES NÃO DEVERIA NEM EXISTIR...MAS DEUS SABE DE TODAS AS COISAS...É SO COLOCAR ELE NAS MÃOS DE DEUS E PRONTO AÍ A JUSTIÇA ESTARÁ FEITA.
Comentado por:
27/08/2008 - 13:10
sa_lexsa@yahoo.com.br::Samantha::É díficil opinar diante de um assunto tão polemico e sagrado por assim dizer....Um filho é um presnte divino, imagina-se que só vai tê-lo com o amor da sua vida, que irá criá-lo e amá-lo ao lado de seu esposo e fazer assim uma familia feliz.Diante de um estupro as coisas mudam radicalmente....Pensar na violência sofrida tanto pra vitima quanto ao bebê.... sim, por que um dia essa criança precisa saber quem é o seu pai, como foi gerada.... e como dizer a ele que foi fruto de um estupro e não de um amor como deveria ser....Por outro lado tirar a vida de um ser que é tão inoscente quanto a vitima, e eu já vi casos em que a mãe pega amor ao filho, como decidir por não continuar a gestação e tirar a vida de um ser indefeso.....Vejam como é uma situação extremamente dificil....Eu ou qualquer pessoa que não tenha estado na situação, não podemos dizer com toda convicção que atitude tomariamos.... é muito vago uma vez que estamos em posição segura e não sabemos de fato as confusões e incertezas, o medo e a rebulsa que uma vitima de estupro está sujeito....Eu certamente não saberia dizer agora o que faria com o meu filho.... Poque apesar de tudo, é meu filho.... e antes de pensar que ele faz parte de um canalha sem escrupulo.... que com certeza não tem amor a propria vida qm dirá a de seus semelhantes.... pensaria que essa criança mesmo que involuntariamente faz também parte de mim.....Agora referente a essa "bolsa estrupro", sou totalmente contra....Assim como a bolsa familia.... que acaba acomodando alguns.... e indo ainda mais longe... a cota para negros na faculdade.... que inferiorizam-os diante de brancos, amarelos entre outros.....Essa bolsa é uma ideia ridicula....Dinheiro que se investido na segurança da população entre outras coisas contribuiriam pra evitar esse tipo deviolência....
Comentado por:
25/06/2008 - 12:36
raquel@hotmail.com::raquel::eu naõ,teria medo de naõ conseguir amar a criança
Comentado por:
24/06/2008 - 18:40
grazielesantossatos@yahoo.com::graziele santos::sei que a criança,nao teria culpa alguma,mas jamais teria um folho,vindo de um estupro,nao suportaria a ideia de que tive um filho,a força.Com certeza nao.
Comentado por:
03/04/2008 - 12:37
pccost@oi.com.br::priscila cristina::não.
Comentado por:
01/04/2008 - 10:22
nancismf@yahoo.com.br::Nanci::Com certeza, Não.
Comentado por:
03/03/2008 - 19:33
amandladelunardo@hotmail.com::Danda::NÃO! concerteza NÃO!
Comentado por:
08/02/2008 - 09:26
erika100@bol.com.br::ERIKA ALVES::NÃO!!!!!!!pois apesar de saber q ele não é culpado, não sentiria amor por ele. É colocar um bebê no mundo para sofrer não faz o meu tipo.
Comentado por:
06/02/2008 - 04:06
rafinha_kaline@hotmail.com::rafaela kaline::teria sim!pois o bebe nao iria ter nada haver com o ocorridoo.
Comentado por:
28/12/2007 - 11:18
ale.smello@yahoo.com.br::Alessandra::Pois é, a Cassiana sabe o que é, só que ela deciciu ter o filho, e daí? Quem é que pode se meter em uma decisão que cabe à mãe? Agora, criar essas coisas pra incentivar a mulher a ter o filho, pô, pode aparecer uma, daquelas bem carentes, sabe...que ganha um salário mínimo pra sustentar a si e a umas duas crianças...pra ela vai ser lucro ter mais esse, e ela poderá nunca amar o filho, mas "vende a barriga" por esse trocado...mais uma esmola, e depois ainda vêm com campanhas pra gente não dar esmolas nas ruas...é, só bolsa família e bolsa estupro, duas esmolas "legais", é que pode! Pois, Jesus, pelo que eu sei, dizia: "não dê o peixe, ensine a pescar"...daqui a pouco aparecerão as estupradas fictícias pegando seu quinhão...beleza, mulher agora é parideira!
Comentado por:
25/12/2007 - 23:49
carmemsissa@uol.com.br::Cassiana::Pois é. Isso é minimizar nossa capacidade humana de superação. É reduzir a plenitude da vida à questão da sobrevivência, que é relevante, mas não é tudo. O que realmente nos faz prosseguir com um projeto de vida, na adversidade, é a formação. Ao comentar o PL com meu filho, ele disse: em vez de esmola, pq não investem em saúde e educação?
Comentado por:
25/12/2007 - 16:16
pecinhaferreira@hotmail.com::wanessa::Não teria a criança,dar um salário mínimo para prosseguir com a gestação é um erro enorme do governo,isso é passar a mão na cabeça do cachorro que estuprou a mulher,imagina o nosso dinheiro que lutamos tanto para ter para sustentar filhos de homens que não tem vergonha na cara,que não passa de uns marginais.
Comentado por:
24/12/2007 - 18:45
amaeliane@gmail.com::eliane itaoca es::...se vc gera um filho com amor com a pessoa q ama,tempos depois por algum motivo rompe c essa pessoa ,seu filho vai deixar de ser amado?poq o pai nao presta pra vc?
Comentado por:
24/12/2007 - 15:53
carmemsissa@gmail.com::Cassiana::Só quem vive é quem sabe. Eu fui violentada. Sofri durante 20 dias o trauma do ato. A partir daí, a (in)certeza de estar grávida.E, quando confirmada a gravidez, o dilema íntimo e familiar para interromper...na primeira tentativa frustrada, tive um sonho: meu bebê, coberto de preto e ensanguentado. Acordei com a certeza de que meu filho estava separado de qualquer ato e ligado a mim pelo amor incondicional que eu já o devotava. A partir daí, passei a cuidar dele. E, apesar da repulsa que sempre carreguei, jamais associei meu filho àquela situação. Agora, esse projeto foi originado em que circusntânicia? Por que nesse país tudo tem que ser atrelado a bolsa isso, bolsa aquilo?
Comentado por:
24/12/2007 - 09:46
ale.smello@yahoo.com.br::Alessandra::Ah, esqueci de um detalhe: salário mínimo não sustenta crianmça...gravidez agora tem preço? Bebês têm preço? Dããã
Comentado por:
23/12/2007 - 22:39
ale.smello@yahoo.com.br::Alessandra::Depois de muitas crises de vômito por conta desse projeto, darei minha humilde opinião.Eu continuarei a chamar de bolsa-estupro porque É O QUE É ESSE PROJETO INFELIZ!!! Não teria o filho, e não dá, como uma aí disse, pra pensar que a mulher abalada por um trauma desse lembre que existe pílula do dia seguinte e também a respeito de anticoncepcional, eu não tomo, uso camisinha, e se fosse estuprada poderia engravidar por causa disso. Provavelmentre não teria a criança não, e tem mais: muitas dizem "que a pobre criança não tem culpa, mas então, quanto às vítimas? Têm elas alguma culpa? Será que estavam vestidas de forma imprópria? Será que passaram a impressão de serem cadelas no cio e o cara foi lá e "fez"? Muita calma nessa hora, ao defender que "a criança não tem culpa", porque a vítima também não tem...quer saber? Mesmo que avítima estivesse pelada na rua, não é justificativa para um desgraçado desses pegar a mulher...isso é além da imaginação, é como defender que para o homem "a carne é fraca", pobres homens, e as mulheres são como a serpente no paraíso! Aprovar uma lei porca dessas engloba muitas outras questões além de ter ou não a criança! E mais: eu odiaria saber que os impostos que eu pago subsidiam esse tipo de palhaçada...até o bolsa família eu sou contra, porque nada mais é do que dar esmolas ao povo! Nessas e noutras coisinhas perde-se a educação, a geração de empregos, e por aí vai!
Comentado por:
23/12/2007 - 22:36
criscareli@yahoo.com.br::Elaine::Já pensei sobre isso e sei que só estando na situação para tomar uma decisão sobre o que fazer, mas hoje eu penso que não gostaria de ter a criança, mesmo sabendo que ela não tem culpa, eu sempre olharia para ela e lembraria do acontecido, e mais, quando ela me perguntasse sobre seu pai, o que eu diria? Não é fácil passar por isso e ainda criar um filho do infeliz que te estuprou.
Comentado por:
23/12/2007 - 21:53
NANYGATINHA@POP.COM.BR::ARIANE ::Em meu ponto de vista teria a criança mesmo sentindo um odio mortal do infeliz que fez isso,mas infelizmente a criança é inocente e não tem culpa do ato, e acima de tudo ela é um ser humano assim como todos nós.Mas hoje em dia existe varios metodos de barreira que imepeçam uma gravidez indesejavel principalmente nesses casos mais graves.É uma pena que nem todas as mulheres pensem desta forma;
Comentado por:
23/12/2007 - 14:22
Gebranca1@gmail.com::Geralda::Claro que teria, a criança não tem culpa de nada, não deve pagar pelo erro do pai, embora esse pai seja um canalha. Daria a essa criança todo meu carinho, justamente pelo fato dela ter sido concebida num ato violento. Deus sabe de todas as coisas, e só nos dá o que merecemos , quantas mulheres gostariam de ter filhos e não consseguem? Filhos são presentes de Deus , devemos recebe-los com amor( muito amor, não importando quem seja o pai, aceitando em nossos corações a felicidade e a alegria de ser MÃES).
Comentado por:
23/12/2007 - 01:39
oliveiradamotta@yahoo.com.br::Janaina::NÃo teria o bebê. E acho que as pessoas estão mpreucupadas com aborto, deveriam lembrar que existem varios metodos para evitar uma gestação e quanto algumas mulheres que tem 10 ou mais filhos... porque não fazem laqueadura?? SOU A FAVOR DO CONTROLE DE NATALIDADE. Sem fazer uso do aborto.
Comentado por:
22/12/2007 - 02:04
m-o-mone@hotmail.com::simone::Eu acho que teria pq depois que os bebes nasce a gente pega amor..pq nós se apaixonamos por canalhas que fazem coisas piores com a gente ferindo nossa alma..eo pior que nos entregamos a eles por vontade propria eu acho que é dificil mais eu tentaria pq acho que a gente pega amor nas crianças são nove meses carregando dentro da nossa barriga...só não tem amor por esses anjos quem não tiver coração e não saber perdoar...essa criança pode ser o seu futuro e te dar mais valor do que os filhos que são feitos com amor...
Comentado por:
21/12/2007 - 16:38
vanessa_correadaconceicao@yahoo.com.br::Vanessa Corrêa da Conceição::Sim. Jamis seguiria uma gravidez concebida de forma violenta. Esta Lei é rídicula, coloca nosso País em situação mais deplorável, e como basta a mulher registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia, fazer a perícia para verficar se houve conjunção carnal, e ir ao hospital, está configurado o estupro para Lei. Imagine se um montão de mulheres agora resolverem dizer que foram "estupradas"? Quem vai pagar esta conta? O estupro vai se "banalizar" como a Lei Maria da Penha e quem relamente for vítima, vai ter dificuldades em ver a "justiça ser feita". É um assunto muito delicado.
Comentado por:
21/12/2007 - 16:02
duartnete@ibest.com.br::Ilvanete::Vejo muita gente dizendo que não teria porque a criança carregaria os genes de um bandido. POis, se é assim, proíba-se as visitas íntimas aos presidiários. Esposas e prostitutas saem grávidas destes encontros e têm seus filhos sem nenhuma condição moral e social. Muita coisa não é genética e a vida tem que ser respeitada acima de tudo.
Comentado por:
21/12/2007 - 15:09
duartnete@ibest.com.br::Ilvanete::Sim. A nova vida não tem culpa da forma como foi gerada. Contudo, com os recursos da tecnologia não há porque engravidar. Basta que as mulheres e adolescentes em geral sejam orientadas a procuraar um hospital assim que o estrupo ocorre, receberão a pílula do dia seguinte e um coquetel contra a AIDS. Todas têm que ter essa orientação, mas não têm! A pílula pode ser conseguida em postos de saúde gratuitamente e também compradas sem receita. Só fica grávida quem ignora ou quer.
Comentado por:
21/12/2007 - 15:05
nica.raquel@hotmail.com::keba::logico que nao acho ridiculo a mulher ainda te que passar por isso
Comentado por:
21/12/2007 - 14:36
juliana-vidal@hotmail.com::Juliana::Não. Criar um filho necessita acima de tudo de muito amor, carinho e dedicação. possuir esses sentimentos, após uma experiência traumática, por esta criança seria uma barreira muito grande e provavelmente difícil de ser ultrapassada. A mae sofreria e consequentemente a criança. Filhos, em regra, são frutos do amor de duas pessoas e o estupro passa longe de tudo isso.
Comentado por:
21/12/2007 - 10:37
bichinho.preto@bol.com.br::Raquel::É uma situação muito delicada e, só vivendo para saber a reação... Peço a Deus que isso nunca ocorra comigo e também não desejo a mulher alguma.Ter um filho vindo de um estrupo é doloroso; amar este seria uma barreira muito grande a ser rompida; hoje, temos a pílula do dia seguinte que pode ser um recurso.Contudo, se ainda assim ocorresse uma gravidez, teria o filho sim; talvez não criasse, mas, deixaria-o vir ao mundo.
Comentado por:
21/12/2007 - 10:29
paquino@bol.com.br::Paty::Sim. Apesar de todo o sofrimento, memórias da horrivel violencia, acredito que o amor e capaz de superar tudo isto. Afinal, seria meu filho também e não poderia tirar a vida dele. Mesmo que depois não tivesse condições de criá-lo, assim mesmo, não poderia tirar a vida dele.
Comentado por:
21/12/2007 - 09:03
patrapcam@yahoo.com.br::patricia::acho q voces temq votar penas mais severas para esses monstros, e e claro q eu nao teria um filho de um estrupado, nao teria amor nenhum por ele.
Comentado por:
21/12/2007 - 08:45
Nativafmsjp@gmail.com::Jonatha::Sou Homem mais vou opinar A meu ver a mulher deve sim deixar a criança nascer pois nao foi só o homem que fez vai ter o sangue da mulher tambem assim se ela abortasse estaria matando um pedaço dela mesma.E ela ficaria feliz se alguem matasse alguem de sua familia ?? Pois é isso que a criança passa a ser... eu como homem sou contra o aborto pois é um crime contra um inocente que nao sabe nem porque veio ao mundo tem que ser cuidado pois pode ser ele que vai te cuidar na velhice.
Comentado por:
21/12/2007 - 08:34
anajullia12345@hotmail.com::maria aparecida mariano de andrade::jamais teria esse filho.filho de peixe ,peixinho é
Comentado por:
21/12/2007 - 08:05
paula_antunes@hotmail.com::Paula::É, o bebê pode nao ter culpa, mas carrega os mesmos genes de um pai deturpado, com sérios problemas, sejam eles de quais ordens forem...
Comentado por:
21/12/2007 - 01:16
fs17-25@hotimail.com::olinda menezes::com certeza que nao,e ai que entra a liberaçao do aborto.
Comentado por:
21/12/2007 - 01:06
sabrinasa_2007@yahoo.com.br::Sabrina Pereira Fernandes::Não, acho que o bebe não tem culpa,mas todas as vezes que eu olhar para ele vou me lembrar daquele dia horrível. Acho que devo olha-lo com amor,assim como ele veio.
Comentado por:
20/12/2007 - 19:28
sandrinha.ac@gmail.com::elissandra vieira da silva::claro q não, até pq filho tem q ser gerado de muito amor, e um estrupo é uma violencia brutal, e com certeza mulher nenhuma tem capacidade mental e emocional p criar um fruto de um estrupo
Comentado por:
20/12/2007 - 15:12
miriandemorais@yahoo.com.br::Mirian de Morais::De maneira nenhuma, porque eu não iria conseguir olhar pra essa criança com olhar de ternura,nem ama-lá como meu filho,só sentiria ódio e desprezo por ela, mesmo sem ela ter culpa do que aconteceu.Por isso eu não levaria essa gestação a diante
Comentado por:
20/12/2007 - 14:10
loira_1.0@hotmail.com::val::não. acho que filho tem que ser meio planejado, a não ser que a gravidez seja de um namoro que acabou ou outro caso similar acho que de estupro não levaria adiante. imagine uma criança vir ao mundo sem ser desejada uma unica vez, sofrerá muito então com certeza neste caso DEUS perdoa.
Comentado por:
20/12/2007 - 13:42
/****::marlon::como um dia eu vi uma reportagem de la do nordeste em que a mae tem pra la de 10 filhos e passa fome. e ainda estava gravida de mais um! onde esta o governo para ver essas familias que fazem filhos como fabrica! a adoção nesses casos evitariam muitas fomes em varios lugares. pois tem gente que nao tem responsabilidade, mesmo tendo poucas ajudas do governo, poucas mesmo, quase nada! vou ser sempre a favor do aborto, pois ainda quando feto, naum tem problema, mas depois que ja tem 7/8/9 meses aí sim seria crime! mas de qualquer forma como eu disse. os que os olhos não vêem , o coração não sente!
Comentado por:
20/12/2007 - 11:04
*****::marlon::Sou homem e comento da mesma forma, alias comos e pensasse uma!Os que os olhos não vêem , o coração não sente, entaum a mulher que foi estuprada e gera um filho de um canalha, pode sim e deve abortar, pois depois que nasce cria um carinho independente de como foi feita a criança. e amaria da mesma forma, pois ela naum teve culpa de vir ao mundo, e assim sendo penso, que se amulher quer, ela deve abortar e eu sou a favor do aborto de qualque forma ou situação, ate mesmo num descuido.parem para analisar, no japão, o limite de filhos por casal é no máximo 2 independente da situação financeira, entaum, sendo assim, eu sou a favor do aborto, pois estariam colocando no mundo uma criança que poderia ate passar fome, ou ir para uma adoção sem necessidade.
Comentado por:
20/12/2007 - 11:01
albertinesilva@uol.com.br::Raquel::Não,acho q nem a criança qndo estivesse grande, iria gostar de saber q era fruto de um estupro...
Comentado por:
20/12/2007 - 10:46
rosanaodilho@yahoo.com.br::Rosana Santos::Não.Acho que não conseguiria amá-lo,pois sempre que olhasse para o bebê lembraria do ato de violência que sofri.
Comentado por:
20/12/2007 - 09:11
deniseomsantos@hotmail.com::Denise::Com certeza levaria à frente uma gestação assim,o bebê não têm culpa pelo ato do estuprador e não deve ser condenado a morte por um crime que não cometeu.Puna o transgressor e não o bebê.Esse projeto é notável.
Comentado por:
19/12/2007 - 23:13
m_giza_S@yahoo.com.br::gizélia::Não levaria adiante,por que a maternidade é um momento especial para uma mulher e dessa forma ..não é especial a nenhuma.
Comentado por:
19/12/2007 - 22:51
marta.ribeiro@woodgroup.com.br::marta silvana rocha ribeiro::entorromperia a gravidez,não foi fruto de uma relação saudavel,seria dificil para mim ver este filho com amor,e nós seriamos dois infeliz
Comentado por:
19/12/2007 - 17:23
antoniait@bol.com.br::Antona::Eu nunca q ia conseguir ter um filho de um cara que me estuprou, mesmo sabendo que ela nao tem culpa, mas isso seria um fruto dos mal tratos q tive.
Comentado por:
19/12/2007 - 15:31
luckyatel@yahoo.com.br::Juliana::O estupro,depois da pedofilia é o crime mais bárbaro que acontece ainda hoje e em todas as classes sociais.Mesmo sabendo que a gestação seguiria sem nenhum risco à minha saúde,acho muito difícil acreditar que eu teria condições emocionais de ter um filho fruto de uma violência tão horrorosa.Não!Não seguiria com essa gestação.
Comentado por:
19/12/2007 - 14:00