Se mexe, sim! A Globo, presa no "padrão de qualidade", não notou que o público mudou
Gente, assisti aos primeiros capítulos da novela <i>Chamas da Vida</i>, da Record. Parece que a Globo, que já está preocupada com a audiência das novelas da concorrente, terá de ficar mais esperta se não quiser levar uma rasteira. Fiquei admirada com a capacidade da Record de encontrar o tom certo para esse novo público. É algo que a emissora pode fazer porque não tem compromisso com o tal "padrão de qualidade".
A Globo está presa na própria armadilha. Não pode descer do pedestal, mas se ficar ali corre o risco de ser destronada pelo povo. Situação difícil, hein? Conhecida por não fazer concessões ao gosto popular, sua programação limpa foi ficando engessada com o tempo. Virou instituição!
E tudo que vira instituição torna-se burocrático, perde a criatividade. O público antigo já está cansado das mesmas caras e dos mesmos programas levados ao ar por 30, 40 anos seguidos. Veja você o Casseta e Planeta que já se arrasta por 20 anos. O Fantástico, então, eu até já perdi a conta. Globo Repórter, a mesma coisa. A programação não se renova há anos porque a filosofia da empresa é esta: não se mexe em time que está ganhando. Pois é... mas está começando a perder.
O público antigo está cansado, e o novo público — basicamente formado pela turma da periferia — tá pouco se lixando para o padrão de qualidade. Ele quer ver a vida dele (de verdade!) retratada na telinha. E é aí que entra a Record, que tem contato direto com o povo — porque seus diretores já foram pastores na periferia, e de bobos eles não têm nada. Talvez por isso eles aprenderam o tom certo para esse público recém-chegado à TV. A novela Chamas da Vida não é boa nem ruim: é o que o povo quer. E se a voz do povo é a voz de Deus...

roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Meninas, via uma entrevista do Lima Duarte (Google), de 26.03.06 e fiquei chocada! A entrevissta é antiga mas vale a pena ver. Ele fala mal da Globo, que está cansado de fazer o mesmo personagem há 40 anos , que o público chora a mesma lágrima no mesmo horário, não quer mais fazer novelas, etc.etc. Imaginem como esses atores que ganham uma fortuna riem dos noveleiros. Se eles mesmos não aguentam fazer novelas quanto mais assistir? Disse que já tinha feito 35 filmes, 5 para entrar, e ninguem falava nada, que isso é tortura, etc.etc.! Bom, pelo menosele foi honesto e verdadeiro, mas só que depois dessa entrevista ainda fez a última das 6 que não me lembro o nome. Vá entender? Demorou 40 anos para fazer esse desabafo...Também... agora que está rico, né?Por que não fez isso muito antes!Pelo menos poderia contribuir p/ que não tivessem tantos noveleiros!Acho que ainda ri dos noveleriso só que muito rico!!!
Comentado por:
01/08/2008 - 13:43
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Olá Sissi! Acho que Hélio Ribeiro era mais do rádio que da TV, não é? Pelo que vi hoje no Google foi um dos melhores radialistas que o Brasil já teve.
Comentado por:
30/07/2008 - 01:57
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Oi Marisa! Eu vi esse vídeo hoje e me emocionei! Estava com saudades de ouvir a voz dela. Não acho que ela não se dê tanto valor . Tenho certeza que ela sabe o valor que tem. Acho sim que ela não gosta de aparecer! Mas quem sabe ela mude de idéia e escreva um livro autobiográfico? Acho que, como nós, muitas pessoas que a admiram esperam por isso. Assisti ao programa da Xênia somente por dois anos , por volta de l970,e foi o suficiente para não esquecê-la até hoje. Ela merece muitas homenagens, da Bandeirantes, da Globo, da Cultura e de todo o seu público que certamente nunca a esquece!.
Comentado por:
30/07/2008 - 01:34
marisa@uol.com.br::Marisa::Olá, Roberta! Eu já tinha procurado biografias da Xênia, mas também não encontrei nada. Nem no site da Bandeirantes, eles comentam sobre a vida da Xênia. O que deu para descobrir foi que a Xênia também começou na televisão na TV Cultura, na época que ela era particular, em torno de 1960. Ela foi para a Bandeirantes em 1968, logo no início da emissora, e lá ficou até pelo menos 1986 (tem um vídeo no Youtube desse ano). Na Bandeirantes, ela tinha um programa diário vespertino e chegou a ter também um programa semanal noturno durante uma certa época. Eu vi em alguns sites que muitos ex-convidados da Xênia citam as suas participações no programa e muitas pessoas se lembram da Xênia e fazem referência ao programa Xênia e Você.
Comentado por:
29/07/2008 - 22:36
marisa@uol.com.br::Marisa::Eu acho que essa falta de informação, em parte, é devida à personalidade da Xênia, que sempre foi arisca e avessa à badalação e adulação. Talvez ela nunca tenha se dado muita importância, por isso nunca quis deixar a sua biografia por aí. Mas a Xênia, queira ou não, é uma personagem histórica. Ela tem mais de vinte, talvez 30 anos de TV. Ela foi uma das pioneiras da TV. Por que ninguém se interessou em escrever a sua biografia e torná-la acessível ao público? Eu considero esse fato como um desrespeito com a nossa história e ao nosso passado. Por que os brasileiros desprezam tanto as personalidades importantes, e não valorizam as pessoas que tanto contribuíram para a formação dos valores de nossa sociedade, como a nossa querida Xênia? Quantas pessoas não ouviram as mensagens diárias da Xênia na TV? Quantas pessoas não foram beneficiadas por suas palavras, por seus ensinamentos de vida, por seus conselhos, por seu exemplo? Quantos não aproveitaram os ensinamentos de tantos convidados que iam ao seu programa, todos profissionais bem conceituados? Sinceramente, eu acho inaceitável a falta de valor que dão à Xênia, principalmente por parte da Bandeirantes, a quem a Xênia serviu tanto. Durante muito tempo a Xênia foi uma das apresentadoras de maior sucesso da Bandeirantes. Cadê a retribuição da Bandeirantes?
Comentado por:
29/07/2008 - 22:35
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Oi Sissi! Que legal! Vamos acabar fazendo um fã clube de "nossa" Xênia aqui! Por falar em biografia, acabei entrando no site indicado pela Marisa e fiquei sabendo mais sôbre Maria Theresa Grégori. Entrei no Google mas não encontrei biografia da Xênia, apesar de termuitas indicações. Até fiquei sabendo que ela foi uma das primeiras a Participar da TV Cultura em 1960. Vocês sabem de alguma biografia dela?. Beijos!
Comentado por:
29/07/2008 - 19:48
felicidadesissi@yahoo.com.br::Sissi::ola Roberta! que bom conhecer mesmo que virtual uma pessoa como vc gostaria de trocar e-mail c/ vc mas nao sei como?nao vou colocar meu e-mail aqui e nem vc,mas vamos nos falando aqui mesmo ate deixarem com licenca da Xenia e da Revista,sou uma pessoa carinhosa com o ser humano,nao espero o amanha para dizer que amo meus filhos meu marido meus amigos minha futura norinha,sou muito romantica ,acho que ja deu para ver pelo meu nome (apelido)e ja tenho um carinho por vcs aqui,e eu quero que mais pessoas entre na rodinha,pois e convercando que a gente se entende. por hoje basta , bjks mil
Comentado por:
29/07/2008 - 14:53
felicidadesissi@yahoo.com.br::Sissi::ola Marisa! valeu puxa que legal!!!!ja anotei vou entrar no site,eu havia escrito o nome dela errado,ela foi a pioneira em programas feminino c/ culinaria,mas nada antes ou depois havera um tao marcante como o da //mestra//eu na epoca junto c/ minha maezinha paravamos tudo para assistir o programa,um dia fui ate a tv bandeirantes c/ mamae para conhece-la nesse dia tbm conheci aquele lindo maravilhoso com aquela voz!!!! HELIO RIBEIRO, gente que homem!! rss vc se lembram? Tbm adoro falar que amo as pessoas . te amo
Comentado por:
29/07/2008 - 14:35
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa: Brasileiro tem o jeitão dos italianos...rsss Sou descendente de italianos e sou bem comunicatica, alegre, gosto sempre de dar opiniões sôbre tudo. Enfim, minha espontaneidade chega a incomodar. Mas também procuro ser discreta, já fui mais esfuziante!!!rsss. Minhas filhas ficam me policiando o tempo todo...rssss. Não sei o que é pior demonstrar sentimentos e ser inconveniente ou ser frio que não conseguimos ver pelo semblante da pessoa se está feliz ou triste! Mas o brasileiro é isso mesmo tudo o que você falou.Talvez isso mude com o tempo. Mas que mude só as coisas ruins e fique o nossojeito de pessoas simpáticas e alegres que sempre fomos, coisas que o resto do mundo tem que aprender conosco. Podemos ser bem educados e cultos mas conservar nosso jeito mais caloroso de lidar com as pessoas. Isso não faz mal aninguem. É isso que o mundo precisa,hoje em dia porque ninguem consegue viver sozinho. Então porque não aproveitarmos para dar amor, dar carinho, amizade. Isso não custa nada e faz as pessoas ficarem mais felizes, não é? Muitos beijos!
Comentado por:
29/07/2008 - 12:44
marisa@uol.com.br::Marisa::ARTIGO SOBRE MARIA THEREZA GRÉGORI: http://www.zaz.com.br/istoegente/exclusivo/out00/exc_maria_gregori.htm
Comentado por:
28/07/2008 - 22:17
marisa@uol.com.br::Marisa::BIOGRAFIA DE MARIA THEREZA GRÉGORI: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4552.html
Comentado por:
28/07/2008 - 22:14
marisa@uol.com.br::Marisa::SISSI: Como não me lembrar da Maria Thereza Grégori (ela é descendente de italianos)? Ela foi uma das pioneiras de TV Tupi, começou em 1958. Maria Thereza tinha um programa vespertino chamado Revista Feminina, sobre moda, culinária, arte, divulgação de eventos, assuntos médicos. Ao todo, ficou durante 25 anos na televisão. Ela era muito fina, bonita, elegante e delicada. Ela lançou muita gente famosa, como Ofélia, Glória Menezes, Clodovil, Denner, Juca Chaves. Ela tinha um estilo diferente da Xênia, era mais suave, mais reservada, mas eu sempre me identifiquei mais com a Xênia (viu Xênia?), que sempre foi mais agressiva, mais incisiva, mais independente, mais batalhadora. Um dos irmãos de Maria Thereza, José Gregori, foi ministro da Justiça entre 2000 e 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, a Maria Thereza Grégori deve ter mais de 80 anos. A Marília Gabriela deveria também entrevistá-la, você não acha, Roberta?
Comentado por:
28/07/2008 - 22:10
marisa@uol.com.br::Marisa::A Mônica Waldvogel é mesmo excelente. Ela é equilibrada, controlada, reservada, delicada. Ela é descendente de alemães e, num dos programas, ela contou que foi mãe solteira muito nova, antes dos vinte anos, se não me engano, e que a mãe dela lhe disse para se virar com o filho. Acho que a educação que ela recebeu contribuiu bastante para as suas qualidades. A Bete Lago foi modelo, viajou pelo exterior, e por isso tem todo aquele esnobismo próprio da classe. O brasileiro mais abastado tem mesmo vergonha dos brasileiros do povão. Quem tem mais cultura tende a ter um comportamento mais próprio do europeu ou americano, como ser mais reservado, falar baixo, não demonstrar muita emoção, enfim, ser mais frio. Mas, o povão é efusivo, barulhento, mal comportado, escandaloso, deslumbrado, meio parecido com o italiano. Um brasileiro de mais classe não gosta mesmo de encontrar um outro brasileiro escandaloso no exterior. Além disso, o brasileiro tem fama, em parte merecida, temos de admitir, de ladrão, de criador de caso, de mentiroso, de falsificador, de vagabundo, de não cumpridor das leis e as brasileiras têm fama de sensuais fáceis. Uma pessoa que foi para os Estados Unidos me contou que estava sendo muito bem tratada pelo atendente de uma loja, mas quando soube que ela era brasileira, ele mudou totalmente o tratamento e passou a ficar desconfiado. Acho que foi por tudo isso que a Maitê e a Bete Lago disseram que odeiam encontrar brasileiros no exterior.
Comentado por:
28/07/2008 - 21:01
marisa@uol.com.br::Marisa::Querida Roberta, eu também gosto muito de você. Você é tão comunicativa! Está sempre dando atenção a todos e se preocupando com as pessoas ao seu redor. A Xênia também deve gostar muito de você e de sua participação aqui nesta página. Eu conheci o Ciro Bottini no início do Shoptime, quando ele vendia CDs. Ele me chamou a atenção porque ele entendia muito de músicas. Depois eu fiquei sabendo que ele cantava numa banda de rock quando jovem. Agora ele vende eletrônicos e eu estava vendo pela internet que ele também faz palestras e treinamentos voltados para vendas e ele tem até uma empresa. Ele já apresentou campanhas para o Baú da Felicidade e ele sorteava carros na Globo, nos intervalos entre os jogos durante a Copa do Mundo. Talvez você já o tenha visto. Ele é muito simpático, bem-humorado, criativo e comunicativo. Ele também é muito fluente, fala muito rápido, mas tem uma voz bonita. No Yotube tem uns vídeos dele, se quiser conhecê-lo. Ah! Ele também é um grande jogador de vídeo games.
Comentado por:
28/07/2008 - 20:34
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Sissi: Errei abaixo: Será que tudo tem que ser tão formal?
Comentado por:
28/07/2008 - 16:44
remmy_jornalismoap@hotmail.com::Remmy::É dando o braço a torce Xênia por curiosidade voltei a ler sua crônica e concordo contigo principalmente em que (os pastores da igreja de "bobos" não tem nada) e finalizando a matéria ficou claro que vc reconheceu que é o que o povo gosta que importa. TALVEZ VC DEVA REVER A SUA OPNIÃO EM RELAÇÃO A NOVELA OS MUTANTES! O QUE VC ACHA??????? Bjusssssss
Comentado por:
28/07/2008 - 15:56
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa: Não conheço o Ciro Bottini, mas vou procurar assistí-lo para dar minha opinião. Gosto dos debates da Globo News, principalmente quando tem a participação da Mônica Waldvogel. Que mulher extraordinária, não é? Com toda bagagem que ela tem é muito humilde e linda! No "Saia Justa" ela que se destaca mais! Aliás acho que já está mais que na hora de mudar algumas das participantes, como a Bete Lago, por exemplo. Acho que ela é muito esnobe! Você assistiu aquele dia em que a Bete e a Maitê disseram que odeiam encontrar brasileiros no exterior? Elas procuram não falar português quandopercebem que tem brasileiros em volta para não serem reconhecidas e não terem que conversar com eles. Pode? Mas que preconceito idiota! Isso é que é ser esnobe! Não sei o que elas ainda estão fazendo no Brasil! Mas bem que elas precisam dos brasileiros para assistirem suas péças de teatro e novelas, Não é? Gosto da Marcia Tiburi e suas maluquices. Filósofossão difíceis de serem entendidos...rsss Será que vão nos deixar conversar aqui ainda? ha,ha,ha! Boa semana para você também. Gosto muto de você! Ah! você percebeu que as pessoas , hoje em dia, têm dificuldade de elogiar as pessoas e dizer que ama, que gosta? Eu não! Gosto de você e digo mesmo! beijos!
Comentado por:
28/07/2008 - 15:15
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Morka Viegas: Descupe-me! Mas é a segunda vez que você nos agride aqui sem motivo. Não queremos aparecer , muito menos mostrar conhecimento ou ser mais que ninguem. Muito pelo contrário, queremos aprender! Quem sabe você tem algo para nos ensinar?Sei que você é tão fâ da Xênia comonós e não estamos fazendo nada de errado. Só estamos saindo do convencional! Porque não podemos inovar! Se a direção da Revista Ana Maria não concordar pode nos dar um puxão de orelha e aí sim, podemosseguir só dando uma opinião e não estender o assunto. oK?Convidamos você para conversar conosco sem agressões! beijos!
Comentado por:
28/07/2008 - 14:56
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Sissi: Puxa! Seria tão bom ver a Xênia em um programa de entrevista, não é? Sei lá, poderia ser do Jô, da Marilia Gabriela ou outro qualquer.Eu morro de saudades de vê-la, de ouvir sua voz novamente! Eu estava começando minha vida na época que a conheci. Agora, madura e com muita experiência de vida acho que muita coisa aconteceu de bom porque segui os conselhos de nossa "mestra". Bom, eu já coloquei lá no site da GNT-Marilia Gabriela- minha sugestão para entrevistar a Xênia. Mas acho se tivesse um bom númerode pessoas com esse mesmo desejo isso poderia se concretizar, não acha! Mas, como disse anteriormentenão sei se é esse o desejo de Xênia. Vamos torcer!!!Beijos!
Comentado por:
28/07/2008 - 14:46
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Olá Sissi! Que bom que está conversando conosco! Acho que esse espaço seria bem aproveitado se pudéssemos ter a participação de mais pessoas, como a Marisa disse. Hoje em dia as pessoas estão tão frias, tãoapegadas a bens materiais, que se esquecem o valor de uma boa conversa, de uma boa amizade! Somos admiradoras de nossa querida Xênia, então temos muita coisa em comum. Por que não podemos conversar aqui, trocar idéias? O espaço que a Xênia tem para suas crônicas é muito pequeno e ela não pode falar tudo que gostaria, com certeza! Então acho que não é um crime nenhum estendermos o assunto aqui e fazermos novas amizades, quem sabe um dia até poderemos nos encontrar de verdade, não é? O que está faltando no mundo hoje é solidariedade, compaixão, vontade de mudar o mundo! Claro que não podemos mudar o mundo, mas se pudermos opinar já é um começo! Mesmo que ninguém leia , mas já é um desabafo! Ainda mais quando encontramos pessoas como Marisa e você! Então acho que podemos fazer um convite aqui p/ pessoas virem conversar conosco mesmo que não tenha a mesma opinião! Será que tudo tem que ser tão informal? Somos humanos e esse contato só pode nos fazer bem! Ainda mais quando estamos falandoe relembrando da Xênia, nossa inspiradora! Quanto a Maria Teresaeu não me lembro, será que a Marisasabe de alguma coisa! Beijos! Apareça!
Comentado por:
28/07/2008 - 14:37
felicidadesissi@yahoo.com.br::Sissi::ola Roberta e Marisa (to c/ vcs e nao abro)rsrs sempre leio o que vcs escrevem posso nao concordar c/ tudo mas respeito vcs e tbm aprendo algo,mas quero perguntar se vcs se lembram da apresentadora chamada Maria Tereza Gregory acho que era assim o nome dela, estava sempre junta c/ a querida Ofelia,onde sera que anda ela?assisto um canal que se dedica interamente ao artesanato e da espanha,aprendo a fazer artesanato e de quebra o espanhol,agora falando de tv aberta/a dona globo vem fazendo e ditando moda, regras,tentado fazer nossas cabecas ha muito tempo conforme sua conveniecia isso eu vi la atras/ e tem mais eu tive uma mestra nada mais nada menos!!! ( Xenia )que me abriu bem a mente e me ensinou que a cada manha deveria me perguntar a servico de quem estou? Querida Xenia!! Da ultima vez que a vi na tv ela andava c/ bastante dificuldade talvez por isso nao quer mais tv,adoraria ve-la na Marilia mas que a deixassem falar,e como seria bom.nao dou opiniao sobre novelas pois nao as assisto.CONSEGUI ioppppp !!!! bjks mil Sissi
Comentado por:
28/07/2008 - 10:54
marisa@uol.com.br::Marisa::Calma, Roberta! Deixe a Morka se expressar. Se ela não gosta dos nossos comentários, basta ela não os ler mais. Mas eu acho também que as pessoas deveriam dar mais opiniões sobre a programação da TV brasileira para que ela possa melhorar. A entrada da TV por assinatura vem mudando muito a qualidade da TV, felizmente. Hoje, estava vendo muito dos personagens e programas que comentamos aqui, como a Marília Gabriela, o Serginho Grosmann, o Faustão, o Manhattan Conection, o Altas Horas e estava pensando nas nossas "conversas". É muito bom viver numa época que tem TV. Já pensou como seria a vida sem ela? Seria um tédio, não é? Desejo uma boa noite e uma ótima semana a você e a todos!
Comentado por:
27/07/2008 - 23:44
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Sra. Morla! A voz do povo é a voz de Deus? Que bom se fosse assim! Pelo que vemos , pelo que lemos todos os dias o povo dificilmente tem voz equando tem muita gente quer que ele se cale. Muita gente não suporta que se debata, que se discuta sobreassuntos que são de interesse da maioria da população! Estamos discutindo aqui programação de TV e todos sabemos que muita coisa poderia ser melhorada. Mas quem pode reclamar não reclama e muitos nem sabe que pode reclamar. Eu gostaria que a TV tivesse uma programação de qualidade para beneficiar o maior número de pessoas possível. Mas, infelizmente, não é o que acontece!Quem sabe, um dia, o povo aprenda que precisa abrir a boca e lutar pelos seus direitos. A Sra. está incomodada que eu e Marisa estamos conversando aqui como amigas e debatendo sobre a crônica da Xênia, que conhecemos e repeitamos há mais de 30 anos. Jamais deixamos de respeitar a Xênia que muito nos ensinou com sua sabedoria e inteligência. Eu e Marisa às vezes também não temos a mesma opinião. O bom é isso: saber a opinião de cada um e tirar suas próprias conclusões.O diálogo é importante sempre, mas parece que existem pessoas que não gostam de conversar! É uma pena!
Comentado por:
27/07/2008 - 23:08
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Sra. Morka! Que nominho feio hein! A Sra. estava demorando para se manifestar! Demorou mas chegou! Por que não participa de nosso debate?Estamos conversando sobre TV. As crônicas da Xênia não são sôbre TV?Eu e Marisa só estamos estendendo a discussão. É proibido? Eu gostaria e acho também que Marisa gostaria de saber a sua opinião sôbre a crônica da Xênia que está falando sôbre TV, padrão de qualidade, programas, etc. Você entra aqui para malhar quem está colaborando edando opiniões? Você é que deve se tocar!Eu e a Marisa que somos admiradoras da Xênia fizemos amizase aqui como poderíamos fazer com você se você não fosse tão chata! Ô mulher chata!!!
Comentado por:
27/07/2008 - 18:38
morka@bol.com.br::Morka Viegas::Pela pequena amostra dos comentários a crônica acima, já se percebe por que a TV em geral não vai mudar tão cedo. O brasileiro médio é um povinho sem respeito pelo trabalho do outro, gosta de exibir sabedoria e cultura, vive de aparências, se expõe constantemente ao ridículo e não se "toca" disso, desvia os assuntos para aqueles de seu interesse sem se importar se o tema em foco não é o mesmo, vota sempre no que rouba-mas faz, não tem noção de onde começa e termina os seus "direitos", vive de seguir moda seja no vestir,comprar, assistir, visitar,relacionar,morar,educar,etc,etc.Infelizmente merecemos tudo que está por aí e não só no tocante a TV, pois como bem lembrou a Xênia " A voz do povo é a voz de ..."
Comentado por:
27/07/2008 - 16:22
marisa@uol.com.br::Marisa::Quanto ao Serginho Grossmann, eu acho que ele faz bem para a nossa autoconfiança. A gente o vê na televisão e pensa: "Se o Serginho pode ser apresentador de programa, qualquer um pode, então, por que não eu?" ... Hahahaha ... Não resisti à brincadeira ... Eu assisto muito pouco a TV, mas eu sou como você, vou varrendo todos os canais e paro um pouco aqui e ali e presto muita atenção a tudo que vejo e ouço, por isso eu sei um pouco sobre tudo que passa. Muitas pessoas acham que eu assisto TV durante o dia todo, o que não é verdade. Algumas vezes, eu me apaixono por um programa ou série e aí, durante um tempo, eu o assisto regularmente, até me cansar. Às vezes, eu gosto de uma pessoa que não é uma estrela, outras vezes eu não gosto de alguém que é muito bem conceituado, porque eu sempre procuro ter a minha própria opinião a respeito da pessoa ou do programa. Eu também assisto a alguns canais "estranhos". Um deles é o Shoptime. Lá tem o Ciro Bottini, conhece-o? Eu o acho ótimo. Ele é quem deveria substituir o Faustão. Ele é muito fluente, simpático, articulado, ligado, alegre, tem o estilo do Silvio Santos. Não sei por que a Globo ainda não o descobriu.
Comentado por:
27/07/2008 - 16:16
marisa@uol.com.br::Marisa::Roberta, por que você disse que eu sou chique? Por que assisto Globo News? Eu sempre assisti esse canal, que é um dos meus preferidos. Eu o assistia direto durante o Mensalão, a Guerra do Iraque, a Invasão do Líbano... Lá tem o "Em Cima da Hora", o "Jornal das Dez", com o André Trigueiro, que eu o acho muito bom, o "Sem Fronteiras"... todos programas de muita qualidade. Eu gosto das opiniões dos historiadores e dos convidados especiais, que analisam os fatos. Sempre o Demétrio Magnolli e o Roberto Romano (você os conhece?) vão lá. Dentre os apresentadores do "Em Cima da Hora", eu gosto da Leila Sterenberg, que eu considero muito competente, séria e inteligente. Tem também a Mônica Waldvogel, que eu também gosto muito. Há uns tempos atrás, eu me entusiasmei com a Internet e parei um tanto de assistir a Globo News, mas ultimamente, eu quase não acesso mais a Internet e tenho voltado a assistir mais TV. Indiscutivelmente, a TV é ainda muito mais interessante e mais rica do que a Internet.
Comentado por:
27/07/2008 - 15:55
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisaaaa! Vocè é chique hein! Olha, eu gosto do "Irritando Fernanda Young" pelos entrevistados. Você tem razão o programa é irritante...rsssO "Saia Justa" mais pela participação da Mônica, que é uma excelente jornalista. Gosto do Serginho com sua cara de louco e tudo. Gosto da Marília Gabriela porque sempre vão pessoas interessantes lá , mas gosto de política e economia também,então assisto a Globo News.Gosto de variedades e assisto a TV Futura. Assisto até o Canal 25 - Bloomberg, que fala sôbre o mercado de ações. Enfim, como boa geminiana sou curiosa e vou mudando de canal.Mas na realidade eu ouço mais que vejo. Como eu disse eu fico trabalhando e ouvindo. Gosto de música também, então vou alternando TV e musíca. Ainda sou daquelas que gosta do Pink Floyd, Beatles. JohnLennon é minha paixão. Gosto também de MPB, Pop Rock. Enfim adoro TV e música. Beijão!
Comentado por:
27/07/2008 - 12:36
marisa@uol.com.br::Marisa::Querida Roberta, eu apenas estava amolando você, que está certa, pois eu sempre passo mesmo por aqui para ver se você deixou alguma mensagem ... e sempre tem... Você escreve, hein? Quanto ao "Irritando Fernanda Young", quem sai irritada daquele programa sou eu. Eu a acho horrível. Não consigo entender como ela e o Serginho Grossman, que não é irritante como a Fernanda, mas é muito atrapalhado para TV, têm programas na TV. A TV precisa dar oportunidades para muita gente boa que há por aí e não está sendo aproveitada. Também considero Saia Justa muito chato. Eu gosto dos programas da Globo News. Tem o "Painel" aos sábados à noite, que realiza debates sobre temas políticos, ou do momento, e conta com o William Waack, que é excelente. Ele é muito bom para conduzir os debates. Tem o programa "Fatos e Versões", com a Cristiane, que é muito delicada e graciosa. Esse programa discute política e tem a participação de jornalistas. Na verdade, todos os programas da Globo News são bons, os entrevistadores são muito equilibrados e as reportagens são muito bens feitas.
Comentado por:
27/07/2008 - 09:08
joyce23@click21.com.br::Joyce::Na minha opinião se todos os governentes, emissoras e pessoas deste país seguisem como exemplo uma empresa como essa(REDE GLOBO) de responsabilide, com programção seria de alto gabarito, nosso país seria diferente. Toda novela aborda uma realidade, como drogas, violência com a mulher e muitas coisas mais, é um exemplo que todos deveriam seguir.
Comentado por:
27/07/2008 - 08:30
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa! Por falar em Faustão, ele é muito inteligente sim mas fica o tempo todo interrompendo o entrevistado. Você se lembra do Perdidos na Noite? Acho que ele tem muitas saudades de quando apresentava esse programa porque seidentifica mais. Claro que me lembro da Ofélia! Tão fofinha, né? Do jeito que eu falo sôbre TV parece que eu não faço outra coisa...rsss É que sou "artista"plástica e trabalho em casa com a TV ligada . É mais divertido!Mas o que eu gosto mesmoé conversar sobre comportamento.Psicologia é minha paixão! Falando em mundo cão os temas abordados no programa da Márcia às vezes envolvem crianças. É isso que eu não concordo e deveria ser proibidopelo Juizado de Menores. Adoro programas de entrevistas como o Programa do Jô, Marilia Gabriela Entrevista e Oprah , debatescomo Saia Justa, Happy Hour, Manhattan Connection,Irritando Fernanda Yang,Alternativa Saúde. Enfim gosto da GNT, é o canal que assisto mais.Bom domingo! Beijos!
Comentado por:
27/07/2008 - 02:33
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Olá Marisa! Não! Não estou falando sozinha, não!!! rsss Estou falando com você! rsss Sei que você sempre dá uma espiadinha aqui! Talvez a Xênia também, né! Eu acredito que não, mas nunca se sabe! Especialista em televisão? Também não! Mas eu confesso que gosto! Acho que sempre aprendemos alguma coisa. Uma objeto maravilhoso que inventaram é o controle remoto. O meu é bastante usado, tadinho!!!Eu sou bastante ansiosa e não dou sossego para ele! Você tem razão,as mini séries seriam uma ótima solução para acabar com essas novelas longas. Você também gosta do Capital Inicial? Eu adoro!!! Gosto do Titãs, Ira, Paralamas, Biquini Cavadão, skank, Jota Quest... Está vendo? Sou coroa mas gosto do que é bom! Quando eu comento Televisão aqui eu falo sôbre a Tv aberta porque é o que a maioria pode ter acesso. Acho que foi sábado passado estiveram no Alta Horas o Capital Inicial e o Paralamas que eu amo! Mas menina, eu estava morrendo de sono! Um programa desse deveria passar às 9 da noite p/ que todos pudessem assistir, não é? Altas Horas acho que começa a 1 e termina às 3 da manhã, pode? Um grande abraço, querida!
Comentado por:
27/07/2008 - 01:28
marisa@uol.com.br::Marisa::O programa de humor inglês, a que eu me referi, chama-se "Nas Garras de Vivienne Vyle", com a comediante Jennifer Saunders e passa no GNT. É uma sátira sobre esses programas que exploram a miséria humana.
Comentado por:
26/07/2008 - 23:00
marisa@uol.com.br::Marisa::Eu acho que essas novelas longas, que se ficam enchendo lingüiças, deveriam ser extintas. Deveriam passar apenas as séries, ou mini-séries, como são chamadas pela Globo. A Globo já passou mini-séries ótimas, muitas delas baseadas em livros de nossa literatura de qualidade, como o "Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo. Também houve uma sobre um romance de Eça de Queiroz, que foi rodada em parte em Portugal. Houve outras que tratavam de temas de nossa história, como aquela mini-série sobre a tragédia envolvendo Euclides da Cunha e sua mulher, ou a recente "Casa das Sete Mulheres". As mini-séries tratam de temas mais adultos e interessantes como "Hilda Furacão", que era uma graça. A TV inglesa que é especialista em séries sobre histórias de sua literatura, como "Sense and Sensibility", ou "O Morro dos Ventos Uivantes". Eles capricham na série e depois vendem para o mundo inteiro. A Globo deveria seguir o exemplo da BBC.
Comentado por:
26/07/2008 - 22:29
marisa@uol.com.br::Marisa::Eu não acho o Faustão ruim. A voz dele, um tanto gritada, e o modo rápido dele falar são o que cansam, mas ele é muito inteligente e articulado e ele consegue dar bem conta de um programa muito movimentado, como é o Domingão. Eu o acho simpático e tem algumas frases dele, das quais eu me lembro até hoje. Tem uma assim: "A vida é como uma roda gigante: um dia você está por cima, no outro você está por baixo." Gosto dessa. Você tem razão ao dizer que falta uma Oprah brasileira. Falta também um David Lattermann. Os dois são ótimos. São calmos, inteligentes, simpáticos, alegres, sabem conduzir a conversa com cortesia, deixam os entrevistados à vontade, e sempre são muito agradáveis. Quanto aos musicais, a Globo passa diversos no Multishow. No outro dia eu assisti a um show muito bom do Capital Inicial. Por que não passam na Globo aberta? E os filmes, a Globo tem 5 Telecines. Custava muito passar alguns na TV aberta?
Comentado por:
26/07/2008 - 22:03
marisa@uol.com.br::Marisa::Infelizmente, esses programas de mundo cão, que exploram a miséria humana, existem em toda parte. Certamente, essas pessoas devem ganhar algum dinheiro para se exporem tanto, mas quanto aos vizinhos, acho que não há novidade para eles. Esse pessoal mais simples tem muito contacto com os vizinhos e todo mundo sabe da vida de todo mundo. Quanto mais pobre, mais a sua vida é exposta à vizinhança, talvez porque eles dependam mais uns dos outros, e tenham mais interação entre si. Uma vida reservada se aplica aos mais abastados. No outro dia eu estava assistindo, acho que no GNT, uma série inglesa de humor, chamava-se "Vivianne ...", não me lembro mais o nome completo, onde a personagem principal, chamada Vivianne, tinha um programa desse tipo da Márcia. O humor inglês é realmente muito diferente dos outros, é mais sofisticado, mais sutil, e foca sobre temas diferentes. Essa série é muito engraçada e a atriz é muito boa. Assista algum dia, se tiver oportunidade.
Comentado por:
26/07/2008 - 21:46
marisa@uol.com.br::Marisa::Olá, Roberta! Você está por aqui falando sozinha? Se continuarmos falando mais sobre televisão, acabaremos nos tornando especialistas. É claro que você é muito mais entendida do que eu, não é? É inegável a influência que a TV exerce sobre a vida das pessoas. Eu conheço muitas pessoas que consideram a TV a sua companhia número um. Tenho uma conhecida que ao chegar em casa, a primeira coisa que faz é ligar a TV e, durante o tempo todo que fica em casa, ela mantém sempre a TV ligada. Outras pessoas fazem as suas refeições em frente à TV. Falando em comida, você se lembra da Ofélia que ia ao programa da Xênia? Se não me engano, ela faleceu há uns tempos atrás, mas deixou vários livros de receitas. A minha mãe gostava de anotar as receitas da TV e depois ela fazia os pratos para nós. Bons tempos! Você precisa assinar um pacote de TV para assistir à Cultura. Não sei se ainda passa, mas lá tinha o Roberto D'Ávila que fazia um programa de entrevistas que eu gostava muito. Acho que ele e o Amaury Junior são os melhores entrevistadores da TV porque eles deixam o entrevistado falar. Detesto entrevistadores que querem ser as estrelas e ficam o tempo todo interrompendo o entrevistado. A Marília Gabriela, apesar de talentosa, também sofre desse pecado, infelizmente. Mas, seria muito bom se ela entrevistasse a Xênia, como você sugeriu. Muito boa a sua idéia.
Comentado por:
26/07/2008 - 21:32
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Vocês já devem ter visto aquela propaganda da Tecnomania queeles dizem que a pessoa não precisa ter comprovante de renda p/ adquirir o produtos e ganha o desconto só se ligar nos próximos 5 minutos ou coisa assim! Não sei como se admite um tipo de propaganda assim!!! Imaginem o quanto eles estão cobrando desse produto p/ vender s/ comprovante? Os que pagam direito estão pagandomuito pelo produto para compensar os que não pagam! E esse negócio de 5 minutos, não existe!!! A pessoa pode ligar o dia inteiro que é o mesmo preço. Uma vêz , no programa da Xênia, ela chamou a atenção de uma apresentadora de comercial que dizia que as 200 primeiras pessoas que ligassem...A Xênia deu uma dura nela e disse: No meu programa eu não admitido isso!!! Nunca mais esqueci! Grande Xênia! E preciso ter mais respeito com o telespectador, mais ética!. É uma pena que por dinheiro se aceite uns trambiqueiros desse tipo! E esse negócio de propaganda dentro dos programas é um sacooo!!!
Comentado por:
26/07/2008 - 21:23
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::O Programa do Faustão é bem povão, apesar do apresentador não gostar muito do que está fazendo. As novelas sempre mostram o lado do rico e o lado do pobre em qualquer canal, maspoderiam mostrar mais a realidade do pobre e não só aquela coisa do mocinho pobre que se apaixona pela moça rica e vice versa. Isso já está muito batido. A Globo poderia eliminar as novelas e deixar as comédias: Toma lá da Cá, Casos e Acasos,A Grande Família,Guerra dos sexos e aquela do motorista de taxi de domingo. Agora novelas e esse monte de comédias é um exagero absurdo!!! A Globo repete filmesexageradamente! É um desrespeito como telespectador! É preciso mesmo que os outros canais melhorem a programação para que a Globo se toque e tome alguma atitude. Estãofaltando musicais, programas de debates, uma Oprah brasileira, emuitos filmes , mas filmes bons e inéditos enão aqueles que eles repetem mil vezes!
Comentado por:
26/07/2008 - 21:11
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Realmente o Programa Fala que eu Escuto é formado por opiniões (por telefone) sôbre um determinado tema e não tem a participação dos pastores, aliás eles não dão nenhuma opinião sôbre o assunto. Sôbre o "descarrego" que a Marisa se refere já foi mostrado na TV sim. Agora talvez não faça mais parte da programação. Por falar em partor, dei uma olhada em vídeos do Edir Macedo no You Tube e fiqueichocada!!! Ele tem uma mansão em Campos do Jordão de 4 andares, 35 cômodos, elevador panorâmico e um jardim gigantesco! Os vídeos mostram com provas várias situações que ele se vale da ingenuidade do povo para enriquecer cada vez mais. Igrejas desse tipo são um mal necessário ainda quepastores enriqueçam mas muitos seguidores se beneficiam com os ensinamentos. Cada um tem sua religião ou filosofia de acordo com seu grau de evolução. Imaginem quanto dinheiro entra na Igreja, já que os fiéis levam a sério o pagamento do dízimo. Ah! E os bispos da Renascer em Cristo que foram presos nos estados Unidos?Parece que aproveitar dos pobres não é crime! O Edir Macedo está cada vez mais rico e rindo dos trouxas!
Comentado por:
26/07/2008 - 20:43
asmartinsmag@hotmail.com::Magda::Gostaria que a Marisa me esclarecesse em qual programa da Record passa sesses de descarrego.Qual o nome do programa e em que horrio passa? S se for na alta madrugada,l pelas 3 ou 4 h. Sim,porque eu acompanho toda a grade e jamais vi este tipo de programa. Pelo contrrio,a emissora passa jornalismo logo de manhzinha(Fala Brasil),depois vem o Hoje em Dia at 13 hs,em seguida o Balano Geral; tarde tem O Programa da Tarde,depois vem sesses de desenho e em seguida o Jornal da Record.A seguir as novelas,sries e por fim o Fala q eu te escuto que est longe de ser este tipo de programa.Nem de religio eles falam,apesar do nome passar esta impresso. um programa de atualidades onde o telespectador liga para dar sua opinio.Somente no final o pastor apresentador faz uma orao pedindo paz para a famlia(orao mesmo,e breve).Acho q vc se equivocou de canal.Entre no site da Record(www.rederecord.com.br)e l vc v toda a programao.
Comentado por:
25/07/2008 - 20:46
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Eu quero boa música na TV!!! A Globo vai exibir SOM BRASIL às 2 da madrugada depois do programa do Jô.Parece brincadeira, né?
Comentado por:
25/07/2008 - 01:05
ohomemverde@gmail.com::Ed Fontoura::Mais uma vez você está certa Xênia. Grande parte da programação da Globo é antiga,chata e ultrapassada. Penso que as pessoas assistem por puro hábito, ou ligam a TV que já estava sintonizada na Globo e vão fazer outras coisas pela casa. Quem pode tem a opção da TV paga que te abre um leque variado de possibilidades. Quem ainda não pode, tem que garimpar nos canais abertos algo que seja divertido, construtivo e informativo. A Record tem alguns jornalistas que eu adoro, mas é só... o grosso da programação é cópia pirata de outros canais/programas.NOvelas da Record? Nem pensar por enquanto. Nesse quesito a Globo ainda é nota 10.
Comentado por:
24/07/2008 - 16:53
regina@oi.com.br::regina::Sinceramente não vejo padrão de qualidade nos programas e novelas da globo. O que está faltando é a preocupação dos autores em agradar o público, que não quer ver tanta baixaria na televisão como um apresentador mau educado nas tardes de domingo por exemplo, já chega de coisas ruins que a gente aguenta durante o dia no trabalho, na família e no país. Como diz o poeta a gente quer diversão e ARTE. Um abraço.
Comentado por:
24/07/2008 - 13:00
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa: Você se lembra da Leda Naglido Sem Censura, na TV cultura. Era o melhor programa da tarde! Agora ela está na TV Brasil (canal do governo)que também não consigo sintonizar aqui! Que pena! Agora quanto aos programas da Igreja Universal tem um que se chama Fale que eu te escuto! É de madrugada. Sabe que é muito bom! As pessoas ligam dando suas opiniões eeu tenho certeza que muita gente se beneficia com esse programa. Sou espírita mas a Universal está de parabéns por esse programa!
Comentado por:
23/07/2008 - 23:14
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Ah! E o programa da Márcia! O que é aquilo meu Deus! Ganhar dinheiro explorando o povo é um pecado muito grande! A pessoa vai lá se expõe ,a família fica ridiculariza onde mora, com certeza. E tem o tal do polígrafo ainda. É preciso muita coragem e cara de pau p/ resolver casos íntimos p/ o Brasil inteiro.Acho que eles recebem um cachê para irem lá, não é possível! E a enrolação! A Márcia enrola, enrola,enrola. Meu Deus! Nossos brasileirinhos que estão crescendo não merecem que suas mães assistam a esse tipo de programa! snif, snif! Eu me preocupo muito com as crianças. Se elas forem bem educadas vão fazer toda a diferêncapara nosso país!
Comentado por:
23/07/2008 - 22:50
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisaaaa! Você deu uma aula aqui sobre TV! É isso mesmo! Você disse tudo! TV é cultura, instrução, é formadora de opiniões, p/ o bem e para o mal! Já não te deu vontade de comer quando na Tv passa alguém comendo uma coisa muito gostosa! Ou dá vontade de se cuidar mais quando a gente vê uma mulher muito bonita?A Tv ensina mas também deseduca! O acesso à cultura e à informação pode transformar o país! As Tvs precisam ser culturalmente responsáveis pelo que colocam no ar!Tenho muito saudades da TV Cultura! Aqui em Floripa não estou conseguindo sintonizar.Eu adorava Provocações do Antonio Abujamra,Nossa Lingua Portuguesa,Roda Viva , Bem Brasil eoutros excelentes programas!
Comentado por:
23/07/2008 - 22:35
marisa@uol.com.br::Marisa::Querida Xênia, eu acho muito bom que a Globo enfrente concorrências com outras emissoras. A concorrência faz o produto melhorar de qualidade e incentiva a criatividade. Infelizmente, a concorrência está se processando apenas no nível das novelas, que congestionam os horários nobres das emissoras e não deixam alternativas para o telespectador da TV aberta. Por que será que os diretores das TVs não percebem que não são todos que gostam de novelas e não colocam outros gêneros nos horários nobres para o telespectador que trabalha e somente pode assistir a TV nesses horários? Por que não colocam filmes de boa qualidade, ou séries, ou programas de entrevistas, ou mesas de discussão sobre temas nacionais ou de interesse, ou shows musicais? Os diretores das TVs abertas precisam fazer pesquisas entre os telespectadores para saber o que eles querem ver.
Comentado por:
23/07/2008 - 21:24
marisa@uol.com.br::Marisa:: A Globo, devido ao seu amplo alcance nacional em decorrência dos retransmissores locais, que forneciam um sinal de boa qualidade, e também devido à sua qualidade de programação, tornou-se nos últimos anos quase um monopólio e era ela quem ditava e ainda dita até mesmo os gostos e costumes do povo, através de suas novelas. As pessoas passaram a assistir a Globo por hábito. Sempre que sentavam em frente à TV, sintonizavam a Globo, sem se importar se estava passando novela ou o Fantástico, ou o Faustão. Por isso a audiência da Globo sempre foi a maior. Eu penso que os diretores da Globo sempre confundiram audiência com gosto popular. Eles acham que a programação da Globo agrada plenamente aos seus telespectadores. Mas, na verdade, as pessoas assistem a Globo porque se habituaram a esse canal e também porque não têm outras alternativas. E, com uma audiência alta, a Globo acha que os programas antigos continuam agradando e não procura renovar.
Comentado por:
23/07/2008 - 21:24
marisa@uol.com.br::Marisa::Se a Globo não faz mesmo concessões ao gosto popular, eu acho isso muito bom. É obrigação das emissoras de TV oferecer programas de qualidade para desenvolver e instruir o povo, principalmente o brasileiro, tão carente de conhecimentos. Eu acho péssimo baixar o nível para atrair a camada mais ignorante da população. Basta ver os programas da Record onde pastores cultivam a crendice e a ignorância do povo com sessões de descarrego, ou sei lá como se chamam aqueles rituais primitivos. Programas desse tipo deveriam ser proibidos. Onde estão os políticos que não criam leis para proibir esses absurdos? Uma emissora de TV não é apenas um entretenimento descompromissado, que faz aquilo que bem quiser, sem precisar prestar contas para a sociedade. A televisão, pela influência que exerce na população, tem uma responsabilidade idêntica à escola e, portanto, precisa ter obrigações e seguir regras da mesma forma que uma instituição de ensino. Jamais uma sociedade deveria permitir que programas de TV incentivassem crendices nas pessoas, isso numa época onde a ciência está tão avançada.
Comentado por:
23/07/2008 - 21:23
amanda-sampaio@hotmail.com::Amanda Matos::Adoro suas crônicas!!!Você sempre escreve o que, nós brasileiros, queremos dizer e o que pensamos!!
Comentado por:
23/07/2008 - 21:15
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Xênia: Desculpe! Eu não entendi quando você disse "novo público-basicamente formado pela turma de periferia" e "público recém-chegado à TV" - Será que você quis dizer os mais pobres e os maisjovens? Se for os mais pobres acho que não é novo público porque o pobre pode não ter o que comer em casa mas televisão eles têm há bastante tempo! O Fantástico deveria exibir menos tragédias(a gente vê tragédia a semana inteira na TV) e mais músicas e variedades, o Globo Repórter sempre muito bom, o Casseta e Planeta é um dos meus favoritos, principalmente quando fazem sátiras das novelas. O que eu acho é que se deveria diminuir as novelas e colocar no lugar delas programas com "padrão de qualidade" sim. O que não se deve é diminuir o padrão de qualidade e sim aumentar o padrão de qualidade! Beijos! Te adoro!
Comentado por:
23/07/2008 - 12:00