O programa CQC é excelente, mas sempre dou uma espiadinha no Zorra Total...
É muito mais difícil fazer rir do que chorar. Você, cara amiga, já deve ter escutado essa frase, mas não acreditou. Pois acredite: a arte do humor é infinitamente mais difícil do que a arte da dor. Você também já deve ter lido ou ouvido que há o humor inteligente e o popular. O mestre Chico Anysio, que com Jô Soares forma a dupla dos maiores humoristas do Brasil, diz que humor não tem rótulo: humor é aquilo que faz rir.
Os críticos dos jornais e muitos telespectadores torcem o nariz para programas como Zorra Total e A Praça é Nossa, rotulando-os como velhos e de mau gosto. Para mim, nem uma coisa nem outra. São, sim, programas de um humor antigo, que preserva a memória das chanchadas e do teatro de revista, dos tempos em que o Brasil era ingênuo.
Vou dar um exemplo: estão construindo um prédio colado ao meu, e ouço o dia todo a conversa dos operários. Eles brincam e riem das coisas mais bobas que se pode imaginar. É desse tipo de telespectador que a TV brasileira depende hoje. E pergunto: o humor inteligente, jovem e sacana da brilhante equipe do programa CQC (no ar às segundas, na Bandeirantes) vai atingir esse público — que, hoje, é a maioria?
O talento de Marcelo Tas, Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Rafael Cortez, Marco Luque, Oscar Filho e Felipe Andreoli atinge o público universitário e as pessoas antenadas. A diversidade de humor tem de ser respeitada. Adoro a turma do CQC, mas de vez em quando dou a minha olhada no Zorra Total. É inegável que a turma do CQC é genial; só espero que eles não se encantem com as propostas da Globo — que certamente virão.
E que mirem-se em Fausto Silva, que era um irreverente e magnífico apresentador quando estava na Bandeirantes. E agora? Prefiro não comentar...

analívia021@yahoo.com.br::Ana Lívia::Não concordo com vcês quando dizem que o Jõ é um humorista da antiga, acho ele inteligentíssimo,ao contrário de Pânico na tv, e muitos outros que tomaram conta dos Domingos, e acho que não hà classe social pra humor, e que não tem nada disso, que esse humor atinge os mais antenados ou universitàrios, o humor está aí pra todos, principalmente quando se trata de canais abertos, beijos.
Comentado por:
12/08/2008 - 15:04
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Desculpem! Dar um piu...rsss Como é difícil a lingua portuguesa, né? Mas é impressionante como a novela prende atenção do telespectador. Seria ótimo se esses autores de novelas fizem então novelas de curta duração. De uma semana, ou histórias de 90 minutos ou oisa desse tipo. Aí sim! Bom atores é que não faltam e poderiam dar oportunidades para tantos que estão sem trabalho. O que eu acho um desperdício de tempo é a história da novela que dura tanto tempo girando sobre o mesmo assunto. A televisão precisa se renovar. A Globo deveria colocar na TV aberta a Globo News para se ter mais uma opção para quem gostade notícias e variedades, como fez a Record. Eu disse anteriormente que a família inteira assiste novelas, mas pensando bem os homens mais antenados não gostam de novelas. Nesse horário vão ler jornais ou assistir outro canal em outra TV.Meu ex marido fazia isso. Ele pode ter todos os defeitos mas assistir novelas ele não assiste rssssss.
Comentado por:
09/07/2008 - 12:18
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Pois é, Marisa, as novelas estão no horário nobre! E os bons programas passam de madrugada. Prá quem não tem nada, nada, nada mesmo melhor prá fazer tudo bem, mas deixar de fazer coisas muito interessantes prá assistir novelas, aí já é ignorância. Antigamente novelas eram só para mulheres. Hoje em diaa família inteira senta diante da TV para assistí-las e não se pode dar um pio...rsss . Você imaginouse nesse horário passasse bons filmes? Seria maravilhoso!
Comentado por:
09/07/2008 - 00:35
marisa@uol.com.br::Marisa::Roberta, eu não assisto novelas, mas acho que, para quem gosta delas, não faz mal assistir a uma ou outra. Você mesma disse que gostava muito delas. Não critique tanto a sua filha por gostar muito de uma novela. Quem ainda não caiu nesse pecado? Vai difícil encontrar alguém. A novela representa um tipo de teledrama em que os brasileiros se deram bem, em que nós sabemos fazer e agradar. Eu acho que não devemos abandonar uma coisa que sabemos fazer bem. E não me diga que os brasileiros gostam de novelas porque é um povo atrasado. Você já ouviu falar da novela "Betty, a Feia"? Pois é, foi uma novela mexicana que fez muito sucesso. Chegou até a passar no SBT, acho, e era dublada. A minha mãe a assistia todos os dias e gostava muito. Pois bem, no outro dia, eu passei pelo canal Sony, e o que vejo lá? A novela "Betty, a Feia", numa nova versão, americana, em inglês, e fazendo um enorme sucesso. Veja, são os americanos, do primeiro mundo, se rendendo ao gênero novela. Não tem jeito! Contudo, eu concordo com você que deveria haver limites no número. Antigamente, era apenas a Globo que fazia novela. Agora, é o SBT, a BAND, e não sei quem mais, todas concorrendo entre si. Você muda de canal para fugir da novela e cai na outra novela, e todas nos horários nobres, quando deveria haver diversidades. Assim não dá mesmo, concordo com você. Chega de novelas!
Comentado por:
08/07/2008 - 21:15
marisa@uol.com.br::Marisa::Realmente, a Globo aberta não tem mesmo dado atenção aos shows de músicas, mas a parte paga da Globo vive financiando bons shows de música. No outro dia, eu assisti a um show da Ana Carolina (gosta?) no Multishow. Por que não reprisam esse show na TV aberta? Será que acham que os pobres não gostam da Ana Carolina? Mas, justiça seja feita, o programa do Faustão sempre leva cantores famosos aos domingos (não levou até o Ney Matogrosso?), o que já é melhor do que nada. No lançamento de novos cantores, acho que o programa do Raul Gil faz a sua parte. A minha mãe gosta do programa dele e sempre o assiste aos sábados. Na parte de filmes, eu não reclamo de exibição de filmes velhos, como você diz, porque eu gosto de assistir filmes antigos. Não me entusiasmo com os novos lançamentos ou filmes de moda porque sempre tem um filme antigo que eu não assisti ou que eu quero rever. Porém, eu acho que a Globo deveria também atender ao gosto de seus telespectadores que gostam de filmes atuais. Afinal, a Globo tem 5 Telecines. Por que a Globo aberta somente passa filmes recentes nos finais de ano? Será que ela acha que o pobre somente gosta de filmes ruins e velhos? Acho que a Globo aberta aplica muito, com seus telespectadores, aquele ditado que diz: "Cavalo dado, não se olha os dentes." E dá-lhes porcarias!
Comentado por:
08/07/2008 - 20:54
marisa@uol.com.br::Marisa::Roberta, obrigada, mas escrever bem é com você mesmo. Se houvesse bons programas, as pessoas se acostumariam rapidamente com a qualidade e se tornariam mais exigentes. Eu já ouvi muitas pessoas de baixa renda se queixando da TV aberta e lastimando não terem condições de assinar a TV paga. É uma mentira dizer que o pobre e mesmo o não estudado gostam de programas de baixo nível ou de baixaria. Quase todos gostam de qualidade. Eu vejo por minha mãe, que assiste muito a TV aberta e por isso, em muitos assuntos, ela é mais bem informada do que eu, mas ela vive reclamando da TV aberta. Ela sempre diz que assiste a muitas besteiras porque não tem coisa melhor para assistir. Sabe do que eu me espanto? O que eu me espanto é das empresas, que pagam os comerciais, se conformarem com a qualidade dos programas que financiam. Se eu tivesse uma empresa e fosse pagar um comercial, eu exigiria em primeiro lugar a qualidade porque um programa de qualidade, contanto que não seja levado ao ar de madrugada, como você diz que foi o Som Brasil, certamente teria boa audiência. Está na hora das empresas pressionarem a TV aberta. Elas também devem fazer a sua parte.
Comentado por:
08/07/2008 - 20:35
regina@oi.com.br::regina ::Sinceramente Chico Anisio e Jõ Soares se consagraram nas décadas em que não haviam opções de canais de tv e de programas eu particulamermente os acho chaterrímos e tenho certeza que muita gente concorda comigo, se observarmos os novos talentos que o Tom Cavalcante apresenta de pessoas simples das nossas ruas verá que o brasileiro sorrir até do sofrimento do dia a dia, por exemplo fila de banco, ônibus lotado, assalto etc... Um abraço.
Comentado por:
08/07/2008 - 16:53
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Ah! Acho que a Globo deveria ter um canal só de novelas: 24 horas de novelas por dia e outro canal deboa programação. Assim quem gosta de novelas poderia se empanturrar e viver na ilusão para sempre e quem não gosta poderia ter uma TV de qualidade e evoluir com tudo que essa telinha pode proporcionar. Confesso que adoro TV e é uma penaque a TV aberta não ofereça condições para a população brasileira crescer culturalmente.Mas também não fico diante da TV sem fazer nada! Eu faço mosaico eme distraio com a TV. Não se pode perder tempo! Beijos
Comentado por:
08/07/2008 - 11:55
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa, olha eu aqui falando contranovelas de novo! Ontem minha filhadeixou de assistir a uma palestramuito interessante porque disse que queria assistir a novela das 8 !!!Pode isso? Você vê como vicia! E olha que ela não é nenhuma mocoronga. É advogada e tem 30 anos! rsss A pessoa fica assistindoa novela e fala dela como se fossereal. Uma novela dura mais ou menos8 meses. Veja só o tempo que se perde assistindo um "drama" dias e dias. Eu não canso de dizer que se é prá ter novela que tenha uma só,que já é muito!!!
Comentado por:
08/07/2008 - 02:45
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa! Que comentário bem feito, hein! Parabéns! Concordo com você.!Como eu já disse anteriormente sehouvesse a preocupação com a programação e só existissem bonsprogramas,começaria a formar umnovo tipo de conscientização, não é? Por que usar um espaço tão precioso com coisas inúteis. É muito bom rir , mas como você disse esse humor daPraça é Nossa e Zorra Total não dá mais prá engolir.Vocêse lembra, Marisa, quando tinham os festivais, o Show do dia 7 da Record, o Globo de Ouro. Tudo isso era aguardado com muita expectativa. Agora, raramentea gente vê programas só de música.Recentemente a Globo exibiu Som Brasil , mas de madrugada, pode?E os filmes? Só filme velho! Com tantos filmes bons por que reprisa tanto?
Comentado por:
08/07/2008 - 02:33
marisa@uol.com.br::Marisa::Escrevendo agora sobre os programas de humor. Eu concordo com a Xênia que é muito mais difícil fazer rir do que chorar. Eu também gosto de humor, mas a Xênia vai me desculpar, mas os programas Zorra Total e a Praça é Nossa são programas muito ultrapassados e cansativos. Pode até ser que agrade a muitas pessoas, seria preciso fazer uma ampla pesquisa para saber, mas eu acho que a maioria assiste a esses programas porque não tem um outro melhor. Eu acho que o mundo evoluiu e os programas de humor, também. Manter um programa nos mesmos moldes de 60 anos atrás representa um atraso para todos. Depois que eu passei a assinar a TV internacional foi que eu pude perceber o que é humor com inteligência e qualidade. (Continua)
Comentado por:
07/07/2008 - 20:59
marisa@uol.com.br::Marisa::(Continuação) Os seriados de humor americanos são fantásticos em qualidade. A Xênia já assistiu séries como Friends, Frasier, Seinfeld, Everybody Loves Raymond, The Nany, e tantas outras que já passaram e continuam passando ainda na TV americana? Se ainda não assistiu, assista, Xênia. Tenho certeza que vai adorar. No começo, você estranha um pouco, porque pega a história andando, mas, depois de um certo tempo, você passa a saborear a qualidade de um trabalho feito por uma grande equipe de profissionais altamente qualificados que cuidam de cada detalhe, de cada fala, de cada trocadilho, de cada piada, para lhe oferecer um entretenimento de alto nível. Eu penso que o humor brasileiro deveria também ir por esse caminho. Além das séries, há os programas de talk show de humor, onde os humoristas vão até um microfone e ficam contando piadas sobre um tema para o público. Seinfeld faz isso muito bem. Por que não há esse tipo de programas no Brasil? Há também os programas de piada sobre política, coisa que os brasileiros já sabem fazer bem, mas os americanos fazem as sátiras com os políticos de forma muito livre de censura e com muita qualidade. Os nossos políticos, sem dúvida, oferecem muito mais motivos para piadas do que os políticos americanos. Onde estão os nossos programas de sátiras políticas?
Comentado por:
07/07/2008 - 20:58
marisachiquito@uol.com.br::Marisa::Querida Roberta, eu também estava com muitas saudades. É muito bom "rever" você. Você está bem? Espero que sim, da mesma forma que desejo que a querida Xênia também esteja bem. Eu também acho que temos afinidade e que podemos ser amigas, aliás, acho que já somos amigas. Estive lendo a crônica da Xênia e o que você escreveu e eu concordo inteiramente com você. Os diretores da TV brasileira subestimam o nosso telespectador. Acham que devem passar novelas e programas de baixa qualidade porque o público quer. Ora, eles podem e têm até obrigação de educar o público brasileiro no sentido de desenvolver um gosto para programas de boa qualidade. E depois, como eles sabem o que o público quer? Quantas pesquisas já foram feitas para saber exatamente do que o público gosta? Aposto que nenhuma. Eles se baseiam apenas na audiência das novelas ou dos programas. Ora, se uma novela ou programa passa num horário em que as pessoas descansam assistindo TV, a audiência pode ser boa, mesmo que o programa não preste, mas se um programa passar num horário em que as pessoas estiverem dormindo ou retornando para casa, como é o caso da novela Ciranda de Pedra, a audiência pode ser ruim. Portanto, uma audiência grande não significa que o programa seja do agrado das pessoas e uma audiência pequena não quer dizer que as pessoas não gostem do tipo de programa. (Continua)
Comentado por:
07/07/2008 - 20:22
marisa@uol.com.br::Marisa::Continuação) Enquanto os diretores das TVs abertas ficam pensando que o nosso povo é constituído de analfabetos, alienados, fúteis e débeis mentais, há uma emigração do público que assistia aos canais abertos para a TV por assinatura. As TVs pagas estão se tornando cada vez mais baratas e estão oferecendo pacotes cada vez mais econômicos, o que possibilita que as pessoas de mais baixa renda tenham acesso à TV Internacional. A TV aberta brasileira que se cuide porque, se continuar assim, ela vai acabar desaparecendo e, junto com ela, as empresas que financiam a TV com os seus comerciais. E o irônico é que os diretores das TVs brasileiras sabem o que é um programa de qualidade. A própria Globo tem vários canais na TV por assinatura: o Globo News, o GNT, o Multishow e os 5 Telecines. A Manchete também tem um canal de notícias. O comportamento dos diretores da TV brasileira é o mesmo de um pai que, ao ver que seu filho pequeno gosta de desenhos animados, só passa desenhos animados para ele, sem perceber que o seu filho precisa evoluir e se desenvolver e para isso precisa ver e aprender outras coisas. Até quando os diretores das TVs abertas vão ficar tratando o telespectador brasileiro como público de segunda classe?
Comentado por:
07/07/2008 - 20:21
eva_franzolin@yahoo.com.br::Eva::XÊNIA, Agradeço tudo que aprendi com voce durante minha adolescencia.Hoje estou com 56 anos e tudo que ouvi me ajuda muito.
Comentado por:
07/07/2008 - 18:03
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Marisa! Cadê você! Estou com saudades! Eu estava viajando. Escreva para mim, tá? roberta_int_sp@hotmail.com. O que mais me chamou atenção aqui foi você.Acho que temos muita afinidade epodemos contruir uma amizade muito bonita. Beijos, querida!
Comentado por:
07/07/2008 - 13:59
carmen-tia50@hotmail .com::carmen::xenia eu sinto muitas saudades de vc vc devia voltar para televizao nao tem mais programas igual aos seus eu sempre me lembro de vc com muitas saudades e da minha madrinha de casamento que asistia vc todos os dias eu aprendi a assistir os seus programas de tanto que ela ti assistia depois me casei ela se mudou para o interior e nunca mais eu a vi nem ela e nem vc voçes sao duas pessoas que eu gostava muito e tenho muita vontade de rever outra vez voçes duas quando eu ti assistia eu tinha 18anos agora eu tenho 52anos beijos muitas saudades
Comentado por:
06/07/2008 - 17:42
mmarijoe@bol.com.br::Maria José::Não querendo fugir do assunto, mas falando de programas antigos, eu nos altos agora dos meus 45 anos, gostava muito mais de programas de auditórios que traziam músicas de qualidade, e piadas decentes, hoje tudo é apelativo, as músicas então nem se fala. Concordo que tem muita gente fazendo música de conteúdo, mas estas infelizmente não vão aos programas de domingo que a família está reunida em frente para assistir, então dá-lhe baixaria, músicas de qualidade você tem que pagar peso de ouro pelo CD.
Comentado por:
06/07/2008 - 14:38
roberta_int_sp@hotmail.com::rroberta::Não sei porque a Tv brasileira depende "desse tipo de telespectador". Se exibisse uma programação de qualidade não precisaria que os telespectadores assinasse TV a Cabo e teria maisretorno financeiro com os comerciais. Aliás, eu adoro ver propaganda bem elaborada, inteligente. Não sei como funcionao raciocínio desses donos de TV, mas acho que o meu raciocínio tem lógica. Cultura e saber também rende dinheiro e a maioria são "aqueles tipos de telespectadores"que também estão ávidos por programação boa. Pobre também gosta do que é bom e é o que mais consomeporque é a maioria.
Comentado por:
05/07/2008 - 20:29
roberta_int_sp@hotmail.com::roberta::Acho que se o Zorra Total saisse do ar não faria falta nenhuma. Não entendo porque o Chico Anysio não pode voltar a fazer humor. Ele é o melhor de todos. Acho que ele não está tão velho que não possa dar conta do recado. Tenho muitas saudades do Chico City. O Jô Soaressempre foi melhor humorista que entrevistador. Mas eu também gosto dele e acho imperdoável que o seu programa seja apresentado tão tarde. Também imperdoável os programas musicais que a Globo apresentou recentemente quase de madrugada. Será que ninguém reclama? A Globo tem tudo paraexibir o que há de melhor e não é justo que ela substime o telespectador visando atingir a classesocial mais baixa. O pobre também tem bom gosto e gosta de qualidade,pelos menos os pobres inteligentes.Adoro o CQC, principalmente o repórter inexperiente Danilo Gentil.O Faustão apresenta o programa dele como se estivesse de saco cheio de tudo. É um saco! Parece que ele está descontente e que esse nao é o tipo de programa que ele gostaria de apresentar.Bjs.
Comentado por:
05/07/2008 - 20:11
maria.olivatto@gmail.com::Lu::Como você bem disse, a TV depende da audiência de grande parte de uma população que só entende bem e se diverte com o humor de programas tipo Zorra, Praça e Panico. CQC é ainda para poucos. Vai mudar? Um dia... mas vai demorar.Vez ou outra dou uma espiadinha no Zorra e na Praça, no Panico jamais.Grande abraço e parabéns pelas crônicas
Comentado por:
04/07/2008 - 17:30
nataliayolanda@gmail.com::Natalia::Não gostei de algumas colocações que foram feitas por vc, Xênia. Apesar não ter vivido na época, não me lembro de, em algum momento, as chanchadas e os teatros de revista usarem mulheres quase nuas como meio apelativo. Não quero, contudo, desmerecer estes programas, pois há muitas piadas e contos que usamos no nosso cotidiano (exemplo: olha a Faca!), mas usar as apelações que eles usam, já é demais. O CQC já não tem esse meio apelativo, o que acho um grande avanço, tanto é que ele é destinado para pessoas acima de 12 anos. O Zorra e a Praça são??? Com certeza, não. Mas como vc disse, o humor deles (Praça e Zorra) é o tempo que o Brasil era ingênuo, porém vivemos num Brasil extremamente malicioso.Abraço
Comentado por:
03/07/2008 - 23:58
priscilafuly@gmail.com::Priscila Fuly::Estou adorando o CQC eles estao de parabens, e acho que nao devemos nivelar a inteligencia dos Brasileiros por baixo, temos é que espalhar informacao e cultura da melhor maneira, se pelo humor conseguimos atingir um publico com menos instrucao entao o caminho e esse, o que importa e passar a informaçao, o CQC faz isso com muito bom humor e inteligencia, ja o Zorra total que tipo de informaçao inteligente passa para o telespectador?
Comentado por:
02/07/2008 - 18:41