O Vaticano decidiu ampliar a lista de pecados capitais que, até então, resumiam-se a sete: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.
A partir de agora, estão incluídos no grupo: manipulação genética (como experiências com células-tronco), poluição do meio ambiente, uso de drogas, injustiça social, aborto e pedofilia.
Queremos saber: você concorda com todas essas atitudes deveriam ser definidas como pecados capitais? Por quê?

maria das graças-666-@ rjhotmail.com::maria das graças ::QUEM É ELE PARA FALAR DE PEDOFILIA? O SISTEMA CATÓLICO OBRIGA A CUMPRIR CONDUTAS CONTRA A NATUREZAHUMANA. O CELIBATO É DOUTRINAS DE DEMÔNIOS (1TIM.4:13)QUE PRODUZ CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS. MAIS DE 100.000 PESSOAS ABUSADAS SEXUALMENTE,SÓ NOS EUA, MAIS DE4.500 SACERDOTES CATÓLICOS ABUSARAM DE MILHÕES DE CRIANÇAS ENTRE 1950 E 2002. EM 2007, O SISTEMA CATÓLICA NOS EUA PAGOU MAIS DE 615 MILHÕES DE DÓLARES POR CASOS DE ABUSOS SEXUAIS A CRIANÇAS. SEU LIDER ´´BENTO XVI, ´´SUA SANTIDADE´, ENCOBRE ESTES DELITOS: EM 1962, REDIGE O DECRETO SECRETO ´´CRIMENS SOLLICITATIONIS´´ PARA ENCOBRIR OS CASOS DE DELITOS SEXUAIS DE SACERDOTES,SILENCIANDO COM AMEAÇAS AS SUAS VÍTIMAS. EM 2001, REFORMULOU O DOCUMENTO PARA QUE SÓ O VATICANO CONHEÇA E DECIDA SOBRE CADA CASO.CHEGAAAAAAAA!!! EU FUI FREIRA TAMBÉM E SEI DO QUE FALO QUEM É O LÍDER DA ORGANIZAÇAÕ TERRORISTA MAIS PERIGOSA DO MUNDO? PAPA BENTO XVI 65,663,274 CRIMES OSAMA BIN LADEN 42,905 CRIMES ACORDA BRAIL!!! NAÕ SE DEIXE ENGANAR BJS...
Comentado por:
08/06/2008 - 14:49
coniq@msn.com::Carlos Alberto::Como pode uma Igreja terem tantos casos de PEDOFELIA assim? Isso não é normal, como Deus pode habitar em um lugar imundo desse?São 5.000 casos só nos USA, imaginem no MUNDO inteiro? Não sei se os leitores percebem, mas estes Padres tem tudo jeito e cara de afeminado, assim como, tentam imputar no rosto JC. Isso é de uma podridão só, mas Deus não tem culpa disso, pois Ele deu livre arbítrio ao ser humano, só que Deus não pode estar numa Igreja com "tantos" e "tantos" escâdalos durante os séculos. É esta Igreja e padres que estiverem junto do governo de Hitler na maior matança do século, essa maldição passa para a Igreja.Brincam com Deus e a sua mão irá pesar sobre todos este, pois tentam defamar aos poucos entendidos que Deus não olha isso, que Deus esta morto e não vive, coisa que não é verdade e Ele esta julgando à todos.Agora este papa é muito cara de pau, ir no USA para aindar saír aplaudido, depois disso tudo. Caramba estão todos perdubados mesmo!! É isso que satanás faz, ele veio para matar, roubar, destruír! (destruír a fé do mundo por meio destas cenas)...Você teria coragem de deixar o seu filho as sós com um padre em uma igreja??? Pense!
Comentado por:
22/04/2008 - 09:46
Laysasss@gmail.com::Laysa::A INJUSTIÇA COMEÇA LÁ DENTRO DAQUELE ANTRO.Ele deveria falar dos padres que pegam crianças,os coroinhas e tem relaçaõ sexual com elas antes de começar a missa.As ameaçaõ dizendo que ninguem iria acreditar nelas, bem como o caso do pdre Oliver que abusou delas e o Papa abafou o caso.Isso acontece porque ele proibe o casamento.PEDRO foi o 1ºpapa era casado.Mas.. em breve DEUS irá destruir tudo isso,em 1a Timóteo 4:2Pela hipocrisia de homens que falam mentiras tendo cauterizado a sua propria cnsciência proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis.ESTÁ É A VERDADEIRA DOUTRINAS DE DEMÔNIOS,ESTE É a BESTA QUE SURGIU E QUE VAI CAIR PODE ESPERAR PARA VÊ.
Comentado por:
06/04/2008 - 18:28
mariaclara@yahoo.com.br::Maria Clara::Tenho uma dúvida: como seremos julgados por estes pecados no dia do juízo final? Por que na lei humana quando você comete um crime e há alguma alteração na lei, você deve ser julgado pela lei que estava em vigor na época do crime e não pela atual. E neste caso dos pecados, como fica? Se eu pequei um desses "novos" pecados antes deles serem definidos, vou ser julgada no Juízo Final segundo a lista de pecados antigos ou pela atual? Porque não é justo né, só agora que eles falam que é pecado, e se a pessoa não sabia? Deve ela ser punida? kkkkkkkkk
Comentado por:
01/04/2008 - 11:01
nazarethbmota@yahoo.com.br::Nazareth B. Mota::Na minha opinião, não deveria caracterizar como pecados capital. Estas atitudes é uma questão moral e de consciência de cada um.
Comentado por:
31/03/2008 - 17:39
keka_nobre123@yahoo.com.br::keylla::seria bom então acrescentar todos os crimes que rege o cód. civil como pecado capital, pra evitar que no futuro próximo o papa perca seu tempo reformulando os "sete pecados", que não são mais "sete".
Comentado por:
31/03/2008 - 17:29
modeth@vivax,cim,br::Maria Odeth Mendonça::Perda de tempo se falar ou acrescentar novos pecados se com coibição através da lei se burla, mais ainda estas transgressões não são feitas somente por católicos. Dai achar uma tremenda falta de assunto da igreja!
Comentado por:
31/03/2008 - 16:20
arethaap@ig.com.br::Aretha::Não concordo,mas já que aumentaram os pecados, o mais importante e em primeiro lugar deveria ser Pedofilia
Comentado por:
31/03/2008 - 15:50
profcarlos.fin@gmail.com::Carlos::Concordo plenamente.A Igreja Católica coloca suas regras com clareza para não restar dúvidas, e não obriga ninguém a segui-las. Então, àqueles que não concordam, que se mantenham afastados da Igreja.Muitos destes que criticam as regras, são os primeiros a se apresentarem para batizar os filhos ou fazer a cerimônia de casamento, com vestidinho branco, etc e tal.É muita hipocrisia, se não concordam procurem outra religião e pronto.
Comentado por:
31/03/2008 - 15:49
maryfofuxa_1@hotmail.com::maria::eu concordo,pois hoje em dia já se perdeu o sentido do que é pecado as pessoas criticam mas mas oposto q ninguem gostaria de abortado.
Comentado por:
28/03/2008 - 22:00
gi_rorh@hotmail.com::Gigi::Concordo simmm..são pecados e crimes gravíssimos...
Comentado por:
28/03/2008 - 21:46
lianecafruni@yahoo.com.br::Liane Dornelles Cafruni::Em primeiro lugar, a religião não deveria interferir nesse tipo de questão. Com algumas honrosas exceções, religião é atraso de vida e só serve para manter as mentes mais fracas submissas a preconceitos e limitações de toda ordem. Quanto aos pecados, nem se fala. O mais chocante é a tentativa de impedir experimentos genéticos que viriam a beneficiar em muito a humanidade. (Ih, esse assunto vai longe...)
Comentado por:
27/03/2008 - 08:32
neuzzair@yahoo.com.br::neuzzair Passos::Na minha opinião todos os pecados que estão querendo impor à sociedade são crimes e atitudes do indivíduo sem permissão para praticá-los como por ex: o aborto e o meio ambiente.
Comentado por:
27/03/2008 - 00:45
lis.mota@bol.com.br::lis::pra quem tem "poder" nas maos é muito facil ditar regras.q tal usar parte das riquezas q é concentrada nas maos do vaticano p ajudar a sociedade,q tal mudar essa realidade,"poucos com tanto e tantos sem nada".evitaria muitos desses "pecados" ou ate mesmo todos se exitise a tal da "justiça social".sabem q mais comete esses pecados? q tem riquezas suficientes pra desfrutar cada um.cabe a cada um de nós tentar mudar essa dura e triste realidade,ñ colocando mais regras,e sim concientizando a sociedade em q fazemos parte.Jesus deixou uma grande liçao,ñ ditou regras,mas deixou parabolas,onde cabia a cada um decifrar atraves do entendimeno,o q é preciso p ser feliz.bjs!
Comentado por:
26/03/2008 - 18:57
driasena@gmail.com::Adriana::Concordo, infelizmente a cultura brasileira no geral, independente de religiões, ainda precisa de limites!
Comentado por:
26/03/2008 - 18:22
markynany@yahoo.com.br::marcos bsb::criticar quem se expõe é fácil. assim como o papa tem muitas riqueza, também existem várias igreja evangélicas que mais parecem comércios, e obreiros que já andam com uma máquina de cartão de crédito na mão prontos para faturar. a diferença é que eles agem nas escondidas, sem levantar suspeitas.é preciso que deixemos de lado todo esse papo de religião,tiremos nossos corpos inerte da cadeira em frente aos computadores e façamos algo, pois criticar que se expõe é fácil. difícl mesmo é colocarmos o nosso na reta. é por causa de pessoas como voces que o pecado se banalizou nesse último século. parabéns a todos voces e caminhemos juntos rumo a nossa autodestruição...ah! não tenho religião, só pra quem quiser saber.
Comentado por:
26/03/2008 - 16:28
helenabenficarte@yahoo.com.br::helena::O Papa deveria sair um pouco mais daquele mundinho cercado de mordomias e cair na real. Pecado é a aldacia dele em dizer o que é pecado.
Comentado por:
26/03/2008 - 11:02
aurearegina@yahoo.com.br::ÁUREA REGINA::Ampliar esta lista que já existe,e atire a "primeira" pedra quem nunca cometeu algum desses"pecados"Enfim mais "seis" "itens"...para que o futuro "papa" em algum discurso ,peça "desculpas!
Comentado por:
25/03/2008 - 14:22
Maria.rj@hotmail.com::Maria de lourdes::EU SEI O QUE FALO FUI FREIRA TAMBÉM,E GOSTARIA QUE O PAPA FALASSE A VERDADE HEBREUS10:17 DIZ E JAMAIS ME LEMBRAREIDE SEUS PECADOSE DE SUAS INIQUIDADES.ORA, ONDE HÁ REMISSAÕ DESTE, NAÕ HÁ MAIS OBLAÇAÕ PELO PECADO.ELE MENTE COMO TEMOS PECADO? ABANDONEI TUDO.
Comentado por:
24/03/2008 - 20:56
laurohans@gmail.com::LAURO::O mundo seria melhor se não existisse as políticas podres da Igreja. Usam muito em nome de Deus, e naõ fazem nada pelo mundo; vê se o Vaticano mandou algum dinheiro as crianças da Etiópia, o anelzinho do Papa já mataria a fome de multidões, o Dízimo é pra salário de quem não tem o que fazer, eles não trabalham! Onde está esse dinheiro? Cada um é dono de "Sí", pecado é uma palavra Imposta pela Igreja, pra manipular a população da Terra. ESSE Papa tá querendo só chamar a atenção!
Comentado por:
22/03/2008 - 22:17
anasun13@yahoo.com.br::ana::QUE HIPOCRISIA, OS MAIORES PECADOS ESTÃO, DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA, RELEMBREMOS UM CERTO COLÉGIO QUE FOI DEMOLIDO NA VILA MARIANA EM SÃO PAULO,(COLÉGIO DE FREIRAS)OSSINHOS DE RECÉM NASCIDOS,A MÍDIA DIVULGOU E LOGO ABAFOU,POR QUE SERÁ? QUER PECADO MAIOR DO QUE A DESCRIMINAÇÃO QUE SOFRE MÃES SOLTEIRAS,GAYS,SUICÍDAS ETC, SEM CONTAR A PEDOFILIA QUE LÁ EXISTE? ACHO QUE O PAPA DEVERIA DEVOLVER O OURO DO VATICANO JÁ QUE É FRUTO DE UMA GDE ROUBALHEIRA DO PASSADO.
Comentado por:
22/03/2008 - 21:58
andreiaruiz77@hotmail.com::andréia::Não concordo com a maioria pq se a igreja é contra o aborto pq não adota todos os menores abandonados sei q é cruel mais acho q é pior nascer num país de miséria e injustiça ondem defendem tanto a moralidade e se esquecem da vida na minha opinião o Brasil deveria ter controle de natalidade, qto a igreja católica ela só condena o casamento dos padres não por pecado mais pra não dividir o patrimônio q se eles fossem casados suas familias herdariam e ainda dizem q fazem isso em nome de DEUS desculpe mais qta hipoclisia
Comentado por:
21/03/2008 - 21:18
jesse27@hotmail.com::Jessica::Nao concordo. A igreja e a primeira a praticar todos os pecados. A discriminacao e chave na igreja catolica, por que eles nao incluem isto na lista"NAO DISCRIMINAR". E muita hipocrisia. A igreja discrimina maes solteiras, eles nao batizam os filhos. Descriminam os homossexuais. Jesus jamais faria isto. A igreja deveria ter vergonha da luxuria do vaticano. Eu nunca vi um padre comer mal ou morar mal. Acima de tudo e responsavel pelas doencas sexuais transmissiveis, porque o uso da camisinha e proibido. Sera que eles nao veem que o mundo mudou? Que se Jesus viesse novamente ele pregaria diferente? Vamos acordar. Isto e demagogia.
Comentado por:
21/03/2008 - 19:32
jesse27@hotmail.com::Jessica::Nao concordo. A igreja e a primeira a praticar todos os pecados. A discriminacao e chave na igreja catolica, por que eles nao incluem isto na lista"NAO DISCRIMINAR". E muita hipocrisia. A igreja discrimina maes solteiras, eles nao batizam os filhos. Descriminam os homossexuais. Jesus jamais faria isto. A igreja deveria ter vergonha da luxuria do vaticano. Eu nunca vi um padre comer mal ou morar mal. Acima de tudo e responsavel pelas doencas sexuais transmissiveis, porque o uso da camisinha e proibido. Sera que eles nao veem que o mundo mudou? Que se Jesus viesse novamente ele pregaria diferente? Vamos acordar. Isto e demagogia.
Comentado por:
21/03/2008 - 19:32
araujo_tatiane@yahoo.com.br::Tatiane::Acho que antes do papa ficar incluindo novos pecados, ele deveria doar todo aquele patrimônio, cheio de ouro, para pessoas que realmente necessitam, pois existem no mundo muitas pessoas passando fome, e no Vaticano o clero esbanjando riqueza/ luxúria, que também é um pecado. Afinal Jesus não precisou de nada disso para pregar a palavra dele.
Comentado por:
20/03/2008 - 21:51
beth.atanes@ig.com.br::Elizabeth::Não tenho por hábito julgar, quero incluir um que engloba praticamente todos os outros que foram citados. O DESRESPEITO AO PROXIMO, com ele invadimos a privacidade das pessoas, seus anceios, desejos, sentimentos, sofrimentos, pontos de vista, sexualidade enfim tudo. Com certeza esse deveria ser o 1º da lista, dentro do desrespeito muitos estão inclusos.
Comentado por:
20/03/2008 - 15:22
sara@formuladaarte.com::Sara Araujo::A igreja como um todo se acha dono de nossas vidas, quem são eles, pois são os primeiros a viver no pecado, como no Vaticano com todo aquele ouro, peças de roupas com detalhes esnobes, e a igreja que esconde padre pedofilos e escroques. Ví no comentario acima da Maria, ele disse que já foi freira, quer melhor prova do que isso? Parabéns Maria pelo seu desabafo.
Comentado por:
20/03/2008 - 10:29
amanda@hotmail.com::amanda::eu concordo plenament com esses pecados capitais adicionados e acho q ainda estão faltando muitos para completar a lista.o vaticano está certissimo.
Comentado por:
20/03/2008 - 09:17
toledo@univelox.com.br::toledo, jose carlos::CONCORDAR COM O QUE? PEDOFILIA:Os maiores estao na igreja. - ABORTO: A igreja pratica,nao socorrendo os indigentes, miseraveis e subnutridos pelo mundo - INJUSTIÇA SOCIAL - Como chamar a imponencia da Igreja, com seus ouros e luxos? POLUIÇÃO: É so sujeira, ou esses novos pecados sao poluição? - MANIPULAÇÃO GENETICA: A igreja vem manipulando geneticamente o ser humano, tirando a alimentação para ver ser sobrevivem.- NAO INVENTEM - DEIXEM OS CIENTISTAS INVENTAREM E DESCOBRIR.
Comentado por:
19/03/2008 - 14:18
suelizapparoli@hotmail.com::Sueli Zapparoli::Não, não concordo que o homem inclua esses pecados, porque acredito que se fosse certo isso, na Biblia Sagrada não estaria escrito que não pode aumentar nem diminuir nada do que está escrito lá, isso é mais uma invenção do homem comedor de feijão.
Comentado por:
19/03/2008 - 13:35
-666-rj@hotmail.com::Rita deCassia::Ele deveria se preocupar em falar a verdade para os fieis,naõ temos pecados.Será que Jesus morreu por nós a toa?O que você plantar você vai colher.Fui freira um bom tempo e sai pois naõ aceitava as normas impostas por eles realmente,saõ enganadores.Larguei toda essa sujeira escondida que só quem conhece sabe do que falo.
Comentado por:
19/03/2008 - 10:46
-666-rj@hotmail.com::jOAÕ de Deus Paiva::Naõ tem mais nada que iventar.Meu DEUS!Esse vaticano deveria ler a biblia as 14 epistila de Paulo. Naõ temos pecado erramos e pagamos por nossos atos.Ah somos salvos com uma só oferta tirou o pecado e nos salvou.
Comentado por:
18/03/2008 - 21:17
-666-rj@hotmail.com::mARA DE FÁTIMA::sAÕ MENTIROSOS!!lança fardos pesados para o povo que eles mesmos naõ cumprem.EUA os vaticanos de lá teraõ que pagar 1 bilhaõ de dolares por abuso pedofelia.Assassinos ladrões.
Comentado por:
18/03/2008 - 21:07
-666-rj@hotmail.com::David::Naõ concordo, pois naõ há pecado cometemos erros.Pois se ouvesse o queCRISTO veio fazer aqui na terra?o sangue dele foi em vaõ?. mentirosos eles saõ o primeiro a cometerluxúria falsos profeta da palavra de DEUS.
Comentado por:
18/03/2008 - 20:56
-666-rj@hotmail.com::MARIA::Fui freira e conheço toda sujeira,saõ enganadores do povo roubam,saõpedófilos tudo me inoja de mais, NAÕ CONCORDO
Comentado por:
18/03/2008 - 20:41
-666-rj@hotmail.com::Sueli::NAÕ!!! o pecado naõ mais existe esses falsos deveriam ensinar aos seus fiéis,HEBREUS.9:26 removeu o pecado e hebreus.2:14 o diabo foi destruido .O vaticano é um mentiriso fazem tudo por debaixo do pano.
Comentado por:
18/03/2008 - 20:36
j_griesbach@hotmail.com::Julia::Poderiam-se adicionar mais coisas, como: assassinato, suicídio, mentira, traição, corrupção, furto, extorção, chantagem, maldade, preconceito, etc.. Mas na minha opinião, estes e os novos incluídos, não combinam com a "poesia" dos 7 originais: gula (coma pão seco e não reclame), luxúria (fique feliz por ter um teto no seu casebre), avareza (não inveje quem tem vida melhor, mesmo que seja seu lider), ira (e nem se revolte com isto), soberba (engula seu orgulho e aceite que vc pertence à massa), vaidade (e beleza pertence a realeza), preguiça (por isto vá trabalhar porque senão o país não anda!). Pra mim, coisas tão sérias e importantes não deveriam ser incluídas na épica poesia conformista.
Comentado por:
18/03/2008 - 20:14
ytyury@igcom.br::ruir jfuri::homens pecam ao decidir o que e pecado, padres, bispos e ate o papa são homens pecadores.
Comentado por:
18/03/2008 - 19:04